aparelho dentário

 

Aparelho Dental

 

Hoje em dia, o uso de aparelho dentário (ou aparelho ortodôntico, como também é chamado) não é algo incomum. Cada vez mais popular em todo o mundo, assim como o clareamento dentário, este é um tipo de tratamento ortodôntico que garante bons resultados que colaboram tanto para a estética quanto para a saúde das pessoas que buscam ter um belo sorriso.

O objetivo principal no uso de aparelhos dentários é fazer correções no alinhamento dos dentes. Isso pode ser necessário por diferentes motivos e tendo em vista diferentes objetivos, o que engloba casos simples de pequenas imperfeições, e até mesmo casos de dentes extremamente sobrepostos. Ou seja, é um procedimento indicado para pessoas que possuem dentes com má-formação e precisam de um tratamento personalizado com fim estético e/ou funcional de correção.

Colocar aparelho nos dentes é um procedimento simples, e de fácil manutenção. Pode ser feito em crianças ou adultos (no caso de crianças, é indicada a avaliação de um especialista em odontopediatria antes do início do tratamento). No entanto, para alcançar os resultados desejados, é necessário muita dedicação e cuidados do paciente durante todo o tratamento. Esses cuidados incluem atenção com a higiene bucal, mudança de hábitos e, muitas vezes, ter paciência. Estes são pontos tão importantes quanto a escolha de um bom profissional dentista para acompanhar todo o tratamento.

O que você precisa saber antes de colocar aparelho nos dentes

Existem muitas questões que podem vir à mente quando se percebe a necessidade da colocação de aparelho de dente. O ideal é que você converse com um ortodontista e tire qualquer dúvida antes ou mesmo durante o tratamento ortodôntico; porém, separamos algumas das principais perguntas ouvidas dentro e fora do consultório do dentista.

Colocar o aparelho dentário dói?

Durante a colocação do aparelho fixo, o ortodontista irá fazer “força” para que ocorra a movimentação dos dentes através dos fios metálicos conectados aos braquetes, que também são apertados na medida necessária para que se chegue ao resultado desejado. Essa movimentação dos dentes é percebida pelos tecidos bucais, que sinalizam esta leve “dor” ao cérebro. Isso acontece principalmente quando o paciente vai ao dentista para apertar o aparelho.

Não se trata de uma dor aguda ou intensa, insuportável, mas sim um incômodo. Os benefícios obtidos através deste procedimento não permitem que isso seja um fator que impeça o tratamento.

Como saber se eu preciso usar aparelho nos dentes? Quais são os exames necessários?

A primeira coisa a ser feita é consultar um ortodontista. Apenas ele poderá direcionar o melhor tratamento, de acordo com suas necessidades. Como dito anteriormente, o uso de aparelhos dentários é recomendado para pessoas que possuem problemas com a articulação dentária ou precisam corrigir o alinhamento dos dentes, servindo tanto para fins estéticos quanto para fins funcionais. Os exames pedidos geralmente incluem raios-x e fotografias da face.

Quais são os principais cuidados com o aparelho?

O uso de aparelho fixo exige cuidados redobrados com a higiene, pois a limpeza dos dentes se torna mais difícil e trabalhosa.  A má higienização bucal pode provocar o aparecimento de cáries e problemas na gengiva. Por isso, recomenda-se a utilização de escovas de dentes especiais e indicadas para quem está fazendo este tratamento.

Quanto tempo dura o tratamento ortodôntico?

Isso pode variar bastante, pois, cada caso é um caso. Apenas a avaliação de um ortodontista poderá fornecer uma expectativa mais assertiva sobre o tempo de duração do tratamento (que pode incluir várias etapas além do uso de aparelhos, como cirurgia, e etc.).

Faça seu aparelho dentário com um especialista

A Sorria Bem é uma clínica odontológica que possui profissionais especializados em ortodontia e odontopediatria, capazes de orientá-lo e planejar todo o seu tratamento ortodôntico de maneira eficaz. Além disso, a Sorria Bem oferece um Plano Ortodôntico com diversos benefícios para a colocação e manutenção do aparelho, além de incluir todos os exames clínicos necessários e todo o tratamento clínico de suporte. Para saber mais sobre este plano, clique no link e continue navegando pelo nosso site!

Optar por um plano é uma boa maneira de ajudar você a economizar muito ao fazer um tratamento ortodôntico. E é sempre bom unir economia ao trabalho de bons profissionais, não é mesmo? Por isso, você pode contar com a Sorria Bem.

familia

Agende sua avaliação

Somos especialistas em diversos tipos de procedimentos odontológicos
clínicos e estéticos. Marque um horário e converse com um de nossos
profissionais sobre a suas necessidades!

img-servicos

Serviços de Clínico Geral

Bloco Canal
Pino Radiografia
Selante Restauração de Resina
Extração