Como evitar o aparecimento de cáries

Como evitar o aparecimento de cáries

A cárie pode ser definida como um processo de destruição localizada dos tecidos dentais, por meio da ação de bactérias, e é a doença oral mais comum em crianças e adultos. Ela acontece pela falta de higiene oral, hábitos alimentares inadequados, excesso de flúor e hereditariedade. A cárie começa de forma localizada e pequena, com manchas brancas opacas. Nessa fase, a escovação correta dos dentes e a orientação de um dentista podem reverter o quadro. Quando ocorrem as primeiras lesões no esmalte do dente, o paciente não sente dor, mas quando a cárie chega à dentina (parte mais interna do dente), é possível que a sensibilidade aumente e dores agudas aconteçam. Para evitar todo o transtorno causado pelo surgimento de cáries, a Sorria Bem preparou esse artigo com algumas dicas para evitar o aparecimento de cáries. Confira!

Como o tratamento de cárie é feito?

O tratamento deve ser feito por um dentista e, inicialmente, é preciso detectar qual o local onde a cárie está localizada. Depois, o profissional analisa o tamanho da lesão para saber qual o tipo de tratamento deve ser feito. Por exemplo, se a cárie já tiver atingido uma região profunda do dente, é necessário fazer um tratamento de canal.

Quando a cárie ainda está localizada na parte externa do dente, o tratamento comum é limpar todo o tecido dentário que está comprometido e depois restaurar a região, restaurando o formato original do dente.

10 dicas para evitar o aparecimento de cáries

como evitar o aparecimento de cáries

1. É necessário escovar os dentes sempre após as refeições para evitar o aparecimento de cáries.
2. Use fio dental regularmente! A remoção de placa entre os dentes, além de manter uma gengiva saudável, ajuda a evitar o aparecimento de cáries.
3. Beba bastante água durante o dia. A saliva equilibra o pH bucal, ajudando a evitar o aparecimento de cáries.
4. Jamais deixe de escovar os dentes antes de dormir. A salivação diminui durante o sono e, com isso, a quantidade de bactérias na boca aumenta.
5. Não exagere na pasta de dente! O excesso pode causar uma falsa sensação de limpeza, mas o que realmente deixa os dentes limpos é escovação correta aliada ao fio dental.
6. Não se esqueça de escovar a língua para evitar o acúmulo de placas bacterianas na região.
7. Evite alimentos com uma grande quantidade de açúcar.
8. Não fume, pois quem fuma tem uma probabilidade maior de desenvolver doenças gengivais, e até câncer.
9. Em crianças e adolescentes, é necessário fazer um acompanhamento preventivo, com visitas semestrais ao dentista.
10. Faça visitas regulares ao dentista para a realização de check-ups preventivos.

Agora que você já sabe como evitar o aparecimento de cáries e como essa doença dentária é tratada, procure por uma clínica odontológica de confiança, como a Sorria Bem. Além de tratamentos clínicos, oferecemos tratamento ortodôntico, odontopediatria, clareamento dental e tratamento de canal. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.

Links úteis:
aparelho dentario;
como clarear os dentes.