Existe prevenção contra dentes tortos?

Existe prevenção contra dentes tortos?

Dentre os problemas que mais afetam os dentes das pessoas, um dos mais recorrentes é a má oclusão (desalinhamento do encaixe dos dentes). Sendo comum em crianças, o desalinhamento dentário é provocado por inúmeros fatores: causas hereditárias, congênitas, acidentais, ou simplesmente, a mordida incorreta. Há quem diga que, uma vez desalinhados, os dentes não podem mais ser reordenados. Outros já afirmam que, para a arcada dentária ser regulada, o mais indicado é colocar aparelho nos dentes já na infância. Como você pôde perceber, as opiniões se dividem. Por isso, trouxemos informações que podem te esclarecer quanto à prevenção contra dentes tortos.

O que entorta os dentes?

é preciso cuidar desce cedo para a prevenção contra dentes tortos

Como foi dito anteriormente, os dentes ficam tortos por inúmeros fatores. Seja por herança genética ou por desajuste na mastigação. Por exemplo, chupar o dedo na infância ou quebrar os dentes em queda contribuem para o desalinhamento. Além disso, existem hábitos que favorecem o desalinhamento entre os dentes, são eles: morder caneta, chupar chupeta, respirar pela boca, entre outros. Por outro lado, existem procedimentos que facilitam a prevenção contra dentes tortos. A seguir, você vai ver que, empregando a devida atenção e modificando alguns hábitos, é possível deixar os dentes alinhados.

Como fazer a prevenção contra dentes tortos

Incentivar a mastigação correta na infância

Desde cedo, é importante que a mastigação seja feita corretamente. As mães, por exemplo, podem intercalar a alimentação pastosa dos bebês com um tipo de comida mais sólido, a fim de exercitar os músculos da mandíbula. A mastigação é um importante estímulo para o desenvolvimento facial, que favorece a acomodação dos dentes permanentes.

Respirar corretamente

A circulação de ar pela região nasal contribui para o desenvolvimento da face, porém nem todo mundo consegue respirar corretamente. Existem pessoas que não respiram pelo nariz devido a alguma patologia. Outras, fazem a respiração pela boca por simples costume. Portanto, é importante que se busque saber quais são as causas da respiração incorreta para que não ela venha prejudicar o alinhamento dos dentes e trazer outras consequências negativas.

Evite roer unhas

Sabemos que, por nervosismo, ansiedade ou, até mesmo, costume, muitas pessoas roem as unhas. Com isso, o hábito de colocar os dedos entre os dentes causa um desnivelamento da dentição ao longo do tempo. Por isso, é importante que se pare de roer as unhas o quanto antes. Se o foco do problema estiver relacionado à transtorno de ansiedade, é interessante buscar a ajuda de um psicólogo.

Não retire o aparelho antecipadamente

Há quem não consiga seguir o cronograma do tratamento ortodôntico e acaba retirando o aparelho dentário antes do tempo. A ansiedade para ver o novo sorriso acaba comprometendo a estrutura dentária. Se você está em um tratamento para alinhar os dentes e quer um sorriso perfeito, em hipótese alguma retire o aparelho de dente antes do prazo estipulado pelo seu dentista.

Faça um acompanhamento com o dentista

Justamente por ter capacitação profissional, o dentista está apto para avaliar a sua estrutura bucal e identificar possíveis problemas. Para reforçar a prevenção contra dentes tortos, marque uma consulta com o seu dentista. O ideal é que as visitas à clínica odontológica sejam feitas, pelo menos, uma vez ano. Avaliando a sua dentição, o dentista verificará qual procedimento é o mais indicado para alinhar os seus dentes.

Fazer a prevenção contra dentes tortos depende tanto de você, quanto de um profissional especializado em ortodontia. Mesmo que as informações aqui destacadas te ajudem na prevenção contra dentes tortos, não descarte a contribuição de um dentista. Partindo desse princípio, a Sorria Bem disponibiliza uma equipe de profissionais totalmente capacitada para tratar de desalinhamento dos dentes e demais problemas dentários. Ficou interessado? Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos tratamentos!

 

Veja também:
clareamento dental
como clarear os dentes