03 coisas que você não sabia sobre as cáries

03 coisas que você não sabia sobre as cáries

Lidar com o surgimento da cárie é sempre um grande incômodo. Depois de instaurada na superfície dentária, o problema pode passar um período assintomático e só ser diagnosticado no seu estágio mais avançado. Na prática, a cárie profunda pode resultar em uma série de prejuízos para sua saúde bucal e até mesmo a perda dentária. Sendo assim, é importante estar por dentro de tudo relacionado ao assunto, desde o que causa cárie às formas de prevenção do quadro.

1º O ESTRESSE PODE AUMENTAR OS RISCOS DE CÁRIE NO DENTE

Não é novidade que o psicológico pode afetar diretamente a saúde bucal. Mas, o que poucos sabem é que, o estresse também pode favorecer o surgimento das cáries. Isso porque a doença bucal pode surgir como resultado da redução do fluxo salivar. Com a alteração do pH da boca, o paciente pode estar mais suscetível a desenvolver cárie no dente.

2º A CÁRIE ATRAPALHA A MASTIGAÇÃO E A SUA ALIMENTAÇÃO

Para surpresa de alguns pacientes, a presença de cárie no dente também pode prejudicar algumas funções importantes da boca. A mastigação, por exemplo, é a principal delas. Quando a cárie avança e atinge uma profundidade maior, em que o remanescente da dentina está mais próximo da polpa dental, ocorre uma sensibilidade dolorosa no dente afetado. Isso acontece porque a alimentação provoca um deslocamento dos fluidos presentes na dentina e na polpa dentária, o que desencadeia a resposta dolorosa durante o contato. Justamente por isso, é importante tomar os devidos cuidados para que o quadro não evolua para uma cárie profunda.

3º O CONSUMO DE ÁGUA AJUDA A PREVENIR A CÁRIE

Você já deve saber que a água garante o bom funcionamento do nosso organismo, certo? Mas, além disso, ela também pode ser uma grande aliada quando o assunto é combater as cáries. Isso graças à presença de flúor em sua composição. O flúor possui uma ação protetora para o esmalte dental, já que ajuda na remineralização. Outra prova de que a água ajuda a prevenir a cárie no dente é a sua contribuição para a salivação que, por sua vez, mantém a neutralidade do pH bucal e protege os dentes. Então, já sabe, né? Mantenha-se hidratado e consuma, no mínimo, dois litros de água por dia.

Conheça a clínica odontológica Sorria Bem!
Aqui contamos com profissionais capacitados para ajudar você!