05 Cuidados que você deve tomar após extrair um dente

05 Cuidados que você deve tomar após extrair um dente

Apesar de não ser um procedimento odontológico incomum ou tão complicado, é muito importante manter alguns cuidados após extrair um dente. As precauções nessa fase pós-operatória vão favorecer a recuperação do paciente e afastar as possíveis complicações.

1. Mantenha uma alimentação saudável
Ainda que seja um momento de fragilidade, não se renda às besteiras ou adote uma dieta baseada em sorvete e gelatina. Uma boa sugestão para ter uma alimentação saudável é fazer sucos e caldos misturando várias frutas ou legumes, que são ótimas fontes de substâncias benéficas para o nosso organismo. Lembre-se, também, de manter a hidratação em alta, bebendo muita água ao longo do dia.

2. Evite atividades que demandam esforço físico
Nessa fase, para recuperar-se mais rapidamente, esqueça os exercícios físicos e respeite o repouso. Para quem não sabe, o esforço físico estimula a circulação sanguínea no corpo e atrasa a coagulação, que é uma etapa do processo de cicatrização.

3. Realize uma boa higienização
Nesse caso, o melhor conselho é ser extremamente cuidadoso, principalmente com a parte que ainda está com os pontos da cirurgia. Escove os outros dentes normalmente e pergunte ao dentista como fazer para limpar a área operada. Alguns sugerem o uso de um cotonete para retirar a sujeira, mas, em certas situações, é possível fazer uma escovação leve com cerdas macias.

Outra dica é não bochechar na hora de enxaguar a boca. Tudo deve ser feito com atenção e delicadeza até que o profissional verifique que a cicatrização está avançada. O que mais importa é nunca deixar a higienização bucal de lado.

4. Prefira refeições frias, líquidas e pastosas
Consequentemente, para facilitar a recuperação, o ideal é manter uma dieta líquida ou pastosa, pois os alimentos que exigem muita mastigação vão causar um certo incômodo ou dificultar as refeições.

As opções frias também são boas para aliviar o inchaço, é por isso que os dentistas recomendam o sorvete.

5. Tome corretamente as medicações prescritas
É bem provável que o dentista prescreva algumas medicações, sobretudo na intenção de reduzir as chances de infecções e inflamações. Diante disso, siga à risca todas as orientações e tome os remédios pelo tempo previsto, mesmo que esteja se sentindo muito bem.

Agende já sua avaliação na clínica Sorria Bem, aqui contamos com profissionais capacitados para ajudar você!