Muitas mães de primeira viagem ficam ansiosas e não sabem com quantos anos cai o primeiro dente e nem quais são os cuidados que devem ser adotados durante esse período da vida da criança.
Esse processo ocorre naturalmente e de maneira fisiológica por meio de reabsorção da sua raiz pelo dente permanente que irá irrupcionar em seu lugar. Muitas vezes os dentes de leite caem durante a alimentação, escovação ou até mesmo sozinhos.
Se os dentes estiverem em sua correta posição e com espaço adequado na arcada, o dente permanente segue um determinado caminho de irrupção indo de encontro à raiz do dente de leite de modo que vai gradualmente estimulando sua reabsorção, até que toda a raiz que está inserida no osso seja perdida. Assim, o dente decíduo vai tendo sua mobilidade aumentada até que acaba permanecendo somente a coroa inserida na gengiva e, posteriormente, acaba caindo.
Os primeiros dentes começam a cair de forma natural por volta dos 6 anos de idade, pela mesma ordem que surgiram. Dessa maneira, é muito comum que os primeiros dentes a caírem sejam os incisivos inferiores já que são os primeiros a aparecer na maior parte das crianças.
No entanto, cada pequeno se desenvolve de um jeito diferente e por isso em alguns casos, pode-se perder primeiro outro dente, mas isso não é necessariamente um problema.
Em alguns casos, os dentes podem encontrar dificuldades para cair e isso pode estar relacionado a diversos motivos, como:
Arcada dentária tão pequena que não oferece espaço para os permanentes irrupcionarem;
Falta de estímulo mastigatório do dente;
Perda do caminho de irrupção do dente permanente, que acaba por não reabsorver por completo a raiz do dente decíduo;
Presença de forte inserção de fibras gengivais.
O estímulo do dente através da mastigação de alimentos duros e fibrosos pode auxiliar nesse processo e é muito importante para que tudo ocorra na sua correta cronologia. Em algumas situações, pode ser necessária a intervenção de um odontopediatra para auxiliar nesse processo e com um exame clínico e radiográfico irá avaliar a indicação de fazer a remoção dentária com o uso de anestésicos.