Existem alimentos e bebidas que são saborosos e que em parte fazem bem à saúde, mas que não são bons para os dentes. Alguns provocam cáries, outros mancham, e há os que desgastam os dentes. Por isso, você deve estar atento(a) na hora de consumi-los.
Daqueles que contribuem para as cáries e facilitam a ação das bactérias estão os alimentos que contém muito amido e que podem grudar nos dentes, como os pães, biscoitos, batatas e massas.
Também fazem parte desse grupo aqueles que são ricos em açúcar, como os doces e balas. O ideal é passar o fio dental e escovar os dentes logo após o seu consumo.
Os refrigerantes, além de conter açúcar, também em boa parte possuem ácidos fosfórico e cítrico, que corroem o esmalte (a camada que recobre o dente) e expõe a dentina, que fica logo abaixo do esmalte. E aí estão incluídos os chamados refrigerantes zero.
Ainda dentro do grupo que desgasta os dentes estão as bebidas cítricas, os isotônicos e bebidas energéticas.
O álcool também é um inimigo da saúde bucal, pois diminui o PH da boca e a produção de saliva, contribuindo para a acidez na boca e a desmineralização do esmalte, e ainda ajuda a multiplicar as bactérias.
Após a ingestão de comidas e bebidas ácidas, o ideal é fazer o bochecho com água e só escovar os dentes depois de uma hora. A escovação imediata tende a contribuir ainda mais para a erosão dos dentes.
Já o uso exagerado de café, chá preto e vinho pode manchar os dentes, por serem bebidas de cor escura.
Em resumo, para garantir a saúde dos seus dentes procure consumir moderadamente todos os alimentos e bebidas citados, faça a higiene bucal sempre que possível, e visite o seu dentista, de preferência a cada seis meses. Ele poderá dar orientações de acordo com a sua necessidade.