Alimentos vilões do Aparelho Ortodôntico

Alimentos vilões do Aparelho Ortodôntico

Você sabia que alimentos crocantes e pegajosos representam um certo risco para quem está passando por um tratamento ortodôntico? Isso mesmo, esses pacientes devem evitar o consumo de uma boa lista de alimentos. Tudo isso por conta da possibilidade de que essas comidas provoquem uma força tão grande sobre os acessórios que consigam quebrar o aparelho ortodôntico, o que pode trazer prejuízos ao tratamento. Com os braquetes soltos existem os riscos de machucar a mucosa do paciente e também atrasar todo o tratamento.

PACIENTES EM TRATAMENTO ORTODÔNTICO DEVEM EVITAR ALGUNS ALIMENTOS

Aparelhos ortodônticos não quebram assim com tanta facilidade, mas uma das principais causas para isso é durante a alimentação. Basicamente, os alimentos muito duros e pegajosos são os principais inimigos de quem usa aparelho ortodôntico. Os alimentos pegajosos, principalmente balas, podem ficar presos nos acessórios do aparelho e atrapalhar todo o processo de higienização. Em relação aos alimentos crocantes, como:

– Amendoim
– Milho de pipoca
– Balas durinhas
– Biscoitos
– Maçã

Não há necessidade de nunca mais comê-los, apenas ter uma atenção. Alguns desses alimentos, de fato, devem ser evitados, mas outros são essenciais para nossa alimentação. Assim, o paciente pode continuar comendo, mas é importante que esse alimento seja fragmentado antes. Frutas e legumes, por exemplo, são essenciais para a alimentação, mas recomenda-se que pacientes ortodônticos devam cortá-los antes do consumo para o bem da saúde bucal e do seu aparelho.

Agende já sua avaliação na clínica odontológica Sorria Bem!
Aqui contamos com profissionais capacitados para ajudar você!