Apinhamento dental: o que é?

Apinhamento dental: o que é?

O apinhamento dental é um problema comum de posicionamento dos dentes na arcada dentária, os famosos dentes tortos. Quando a dentição se torna permanente, os dentes nascem ocupando os espaços que eram dos de leite, mas nem sempre esse espaço é suficiente, o que provoca inclinações e giros para que eles se acomodem como puderem.

Quanto mais severo for o apinhamento, mais problemas de saúde bucal a pessoa pode ter, como cáries, acúmulo de tártaro e até complicações na gengiva, além de afetar a estética do sorriso.

Por que acontece?

1. Questão genética
É ela quem determina o tamanho dos dentes e da arcada dentária. Caso alguma dessas informações seja desproporcional, os dentes nascem encavalados, sem espaço para crescerem na posição correta.

2. Dentes do siso
Por serem os últimos a nascer, os dentes do siso normalmente não possuem o espaço necessário, o que provoca o apinhamento dos demais dentes que tentam se adequar à posição forçada pelo siso.

3. Traumatismos
Qualquer queda brusca com impacto na arcada dentária pode entortar os dentes, causando apinhamento nos mais diferentes graus.

4.Tamanho da língua
Dependendo do tamanho e posicionamento da língua, os dentes podem se entortar, motivo pelo qual os tratamentos fonaudiológicos são importantes de acontecer em conjunto com os ortodônticos.

5. Hábitos alimentares
Quem força muito os dentes para morder alimentos duros, ou usou mamadeira na infância por muito tempo, pode ter os dentes tortos.

6. Hábitos respiratórios
Até problemas respiratórios podem entortar os dentes! Respirar pela boca com muita frequência desde a infância pode causar apinhamento dental.

7. Estrutura óssea
Por fim, a própria estrutura óssea pode mudar com o passar dos anos, motivo pelo qual muitas pessoas que já usaram aparelho fixo na infância voltam a ter dentes tortos depois de alguns anos sem contenção.

Como tratar

O tratamento ideal para o apinhamento dentário vai depender do grau de complexidade e das necessidades de cada pessoa. Se for um apinhamento muito severo, os aparelhos fixos metálico, estético e lingual podem resolver.

Agende já uma avaliação na clínica odontológica Sorria Bem! Aqui contamos com profissionais capacitados para ajudar você!