Boca seca: conheça as causas e tratamento

Boca seca: conheça as causas e tratamento

A xerostomia, assialorreia, hipossalivação ou, como é mais conhecida, boca seca, pode indicar muito mais que baixa ingestão de água. Tal problema pode, inclusive, causar impedimento para engolir e mastigar. Por isso, atentar-se aos sintomas é essencial para acionar a ajuda de um médico o mais rápido possível, a fim de receber o tratamento adequado.

A boca seca é caracterizada por uma diminuição ou interrupção da secreção, indicando que o organismo não está produzindo saliva o suficiente para umidificar a mucosa, logo, coloca em risco a sua saúde bucal.

Sabendo disso, a Sorria Bem preparou este artigo com as principais causas da boca seca e seu tratamento. Confira!

Saiba mais sobre a boca seca e seu tratamento

aprenda sobre a boca seca

Quais são as causas da boca seca?

A boca seca ocorre quando as glândulas salivares não funcionam de forma adequada.

Entre suas causas está a síndrome de Sjogren, que é uma doença crônica autoimune, em que leucócitos atacam as glândulas salivares e as glândulas lacrimais. Tal síndrome pode causar, além da xerostomia, olhos secos, fadiga e dor nas articulações, além de trazer alterações em órgãos, como rins, vasos sanguíneos, pulmões, fígado, pâncreas e sistema nervoso central.

Pessoas que sofrem de diabetes tipo I, esclerose múltipla, esclerodermia, psoríase e fibrose cística também podem apresentar a boca seca.

Entre suas outras causas estão:

– menopausa;
– efeitos colaterais produzidos pela ingestão de certos medicamentos
– HIV
– mal de Parkinson
– doenças que prejudicam glândulas salivares.

Principais sintomas

O sintoma recorrente pode trazer a sensação frequente de boca seca e pegajosa para engolir e mastigar, feridas, problemas no paladar e secura na garganta.

Os sintomas da boca seca também inclui lábios secos e rachados, problemas na fonética, dificuldades na mastigação, degustação e deglutição. A frequência pode causar cáries nos dentes, mau hálito e aumento de infecções bucais, pois a saliva protege a boca contra micro-organismos.

Tratamento

O responsável pelo tratamento é o clínico geral, podendo indicar um endocrinologista ou gastroenterologista, levando em conta os motivos.

É preciso procurar um dentista para realizar a avaliação e gerar o diagnóstico.

Entre os tratamentos estão os hidratantes bucais, aumento na ingestão de água ou bebidas sem açúcar, evitar cafeína, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Além de ser proibido fumar. A mastigação de gomas sem açúcar também é indicada, a fim de estimular a salivação.

A boca seca pode ser passageira ou indicar algo mais grave, portanto, o médico e dentista devem ser frequentados de forma regular, a fim de prevenir e tratar rapidamente.

Para que a sua saúde bucal esteja sempre em dia, conte com a Sorria Bem. Temos serviços de clínica odontológica, com diversos tratamentos. Além disso, oferecemos serviços de manutenção do aparelho ortodôntico e tratamento ortodôntico. Temos cinco unidades espalhadas no RJ: Bonsucesso, Penha, Madureira, Duque de Caxias e Piabetá. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

Links úteis:
dentista aparelho
dentista em madureira