Você sabe o que está causando sua dor de dente?

Você sabe o que está causando sua dor de dente?

A dor de dente é um dos problemas mais comuns na vida das pessoas, desde a infância até a fase adulta. Inclusive, é o principal sintoma de várias doenças dentárias, como a pulpite. Por isso, é extremamente necessário ir ao dentista regularmente para evitar que dores possam surgir decorrentes de algum distúrbio na dentição. Há diversas causas para o aparecimento dessa irritação, mas será que você sabe qual é o verdadeiro motivo da sua dor de dente? Para descobrir, continue lendo este artigo da Sorria Bem.

Conheça as principais causas para dor de dente

Cáries

causa de dor de dente: cárie

As cáries são um dos principais motivos para o surgimento da dor de dente nos pacientes. As bactérias cavam as camadas externas dos dentes, esmalte e retina. Ao abrir cada vez mais esse buraco, os microrganismos podem penetrar na polpa do dente, onde ficam as terminações nervosas. Essa aproximação com o nervo do dente resulta em um grande incômodo, sendo necessário acompanhamento odontológico periódico para tratá-lo.

Retração gengival

A retração gengival acontece quando você percebe que seus dentes estão alongados e com parte das raízes expostas. Essa região é muito sensível a altas e baixas temperaturas, assim como a substâncias ácidas. Por conta disso, quando há contato de alimentos e bebidas muito frias ou muito quentes com a dentina exposta surge uma intensa dor de dente.

A retração gengival pode ser evitada com alguns hábitos diários. Evite escovar os dentes com muita força e utilizar escovas velhas. Além disso, procure sempre um dentista para verificar o acúmulo de bactérias na superfície da gengiva, pois este é um sintoma dessa alteração comum na dentição.

Bruxismo

uma das causas da dor de dente

O bruxismo é uma desordem funcional que ocasiona uma força mastigatória excessiva. O ato de apertar ou ranger os dentes involuntariamente, geralmente durante o sono, causa grande dor de dente. A forte pressão entre os dentes de cima e de baixo causa desgaste e fraturas na dentição, além de afetar a inervação da boca.

É possível identificar presença do bruxismo quando a pessoa acorda com dor muscular pela manhã ou tem dificuldade para abrir a boca. A sensibilidade é outro fator que indica que a irritação que você sente é causada por tal condição. Portanto, procure um dentista imediatamente para evitar o desgaste dos seus dentes e possíveis problemas nas articulações da mandíbula.

Sensibilidade

A sensibilidade é causada por falhas no sistema de proteção dentária que causam o desgaste do esmalte (superfície mais externa e dura do dente). A deterioração dessa área provoca a exposição da dentina, camada mais interna. Desse modo, qualquer alimento que entra em contato com os dentes fica muito próximo às terminações nervosas, aumentando a sensibilidade. Logo, temperaturas muito altas ou muito baixas causam choques e dores aos dentes sensíveis.

Dente do siso

siso causando dor de dente

O dente do siso é conhecido pela maioria das pessoas pela sua associação com uma grande dor, correto? Pois bem, quando os últimos dentes molares nascem eles podem causar uma inflamação, chamada de pericoronarite. Essa lesão provoca uma intensa dor de dente, o que justifica o temor dos pacientes pela chegada do dente siso.

O mau posicionamento dos sisos ou a falta de espaço na boca para comportá-los também causam grande incômodo. Isso se deve ao fato de que esses fatores exercem pressão sobre os ossos maxilares e a gengiva, assim como sobre os outros dentes da boca. Portanto, saiba que sua dor de dente pode ser derivada do nascimento dos sisos.

Como tratar a dor de dente corretamente?

A dor de dente deve ser tratada com muita atenção, pois pode acarretar em problemas mais graves, como perda do dente acometido. Vale ressaltar que analgésicos tomados por conta própria e métodos caseiros não são eficazes para solucionar o problema. Ao contrário, podem agravar ainda mais a situação.

Por isso, a qualquer sinal de incômodo na dentição, o mais indicado é procurar um dentista imediatamente. Somente um profissional especializado pode verificar qual a origem da dor e indicar o tratamento adequado para cada caso.

Alguns sintomas exigem ainda mais atenção quando são notados pelos pacientes. Sangramentos por mais de dois dias, fraturas visíveis no dente e impedimento da alimentação são graves indícios. Portanto, marque uma consulta o mais rápido possível com uma clínica odontológica de confiança, como a Sorria Bem! Nossa equipe de dentistas atua com tratamento clínico geral, ortodontia e odontopediatria. Possuímos 5 unidades no Rio de Janeiro: Bonsucesso, Penha, Madureira, Duque de Caxias e Piabetá. Entre em contato conosco e agende sua consulta agora mesmo!