Como curar afta: causas e tratamentos

Como curar afta: causas e tratamentos

Aftas são indesejadas e surgem a partir, muitas vezes, de uma pequena ardência. Elas podem aparecer na língua, bochecha e em outras partes não muito bem visualizadas. Sempre dolorosas, impossibilitam até o ato de comer, que é tão simples. Conheça, neste artigo, as causas e tratamentos para como curar afta.

Saiba como curar afta

saiba como curar afta

Chamadas também de úlceras orais, as aftas são pequenas feridas na cavidade bucal. Não apresentam maiores riscos, mas são comuns na população e causam incômodo. Sua característica principal está no formato arredondado e esbranquiçado, com contorno avermelhado. O tipo denominado “minor” mede de 2 a 8 milímetros e é a mais comum de se encontrar. O tempo em média de duração é de 7 a 10 dias.

Todavia, existe o tipo “major” que pode chegar até 1 centímetro e tempo de duração de até 2 meses. São mais frequentes na faringe, palato, lábios, língua e área interna das bochechas. Por conta das proporções e permanência, esse tipo de afta pode deixar cicatriz. Para saber como curar afta, é necessário conhecê-la.

Ainda existem as aftas agrupadas, ou herpetiforme. Na maior parte dos casos, as lesões se multiplicam em grande quantidade pela boca. Além disso, podem se juntar e formar uma grande úlcera. O caso é preocupante, mas é mais raro que os outros dois supracitados.

Sintomas

Por mais que não forneçam índice alto de perigo, o incômodo ainda é o grande terror de quem tem aftas. O ardor e formigamento costumam sinalizar a presença da lesão. Coceira, vermelhidão e dor localizada acompanham. Ainda há um impedimento na correta fala e no ato de comer.

Causas

entendendo como curar afta

Para saber a melhor forma de como curar afta, é necessário compreender seu desenvolvimento. A afta começa a ganhar proporções a partir da pequena lesão anteriormente citada neste artigo. Outros possíveis gatilhos que desencadeiam nas aftas são os seguintes:

– distúrbios imunológicos;
– má higiene bucal;
– estresse e ansiedade;
– mordida na língua;
– alergia a determinados alimentos;
– doença autoimune;
– alimentos críticos;
– falta de vitaminas
– genética;
– mastigação de objetos.

Tratamentos

aprenda como curar afta

Como visto, são diversas as possibilidades aplicadas ao dia a dia de uma pessoa ser afetada com o surgimento de aftas. Mesmo com tantas possíveis formas de tratamentos caseiro, os procedimentos não são recomendados. Isso porque tudo feito sem supervisão de um profissional da área de saúde pode agravar a situação. Para saber como curar afta, procure imediatamente um especialista.

A melhor maneira de como curar afta é por meio do acompanhamento de um especialista. Na Sorria Bem você encontra os melhores profissionais para resolverem seus problemas. Somos uma clínica de ortodontia, oferecendo serviços para o Rio de Janeiro. Contamos com dentista em Madureira, dentista na Penha, dentista em Bonsucesso, dentista em Duque de Caxias e Piabetá. São mais de 80 colaboradores disponíveis para resolverem seus problemas com a saúde bucal.

Navegue pelo nosso site e conheça melhor os nossos serviços. Entre em contato para mais informações. Estamos aguardando para melhor lhe atender.