Uma cárie é um problema sério de saúde bucal que se não for tratado da maneira correta, pode resultar até na perda do dente afetado. Mas como evitar esse tipo de problema?
– Troque a sua escova de dentes de três em três meses
Escovar os dentes regularmente é fundamental para prevenir as cáries. No entanto, para que a sua escovação seja eficiente, é necessário que a sua escova de dentes esteja em um bom estado.
Isso significa que é preciso trocar a escova de dentes com regularidade, de preferência, de três em três meses.
Isso porque, depois desse período de tempo, as cerdas da escova se tornam desgastadas, o que as tornam menos eficazes para retirar a sujeira da boca. Esse desgaste pode inclusive contribuir para o acúmulo de bactérias na própria escova, o que é ainda mais prejudicial.
– Não se esqueça de usar o fio dental
Na hora de higienizar os dentes, o fio dental é um recurso indispensável. Sua importância se deve ao fato de que ele consegue alcançar cantos da boca que a escova não alcança, eliminando, então, os vestígios de comida que escapam à escovação. Por isso, nunca se esqueça de usar o fio dental sempre que for escovar os dentes.
– Beba bastante água
A água também é um componente importante para a higiene bucal. Isso porque ela ajuda a manter o ph da boca e os níveis de salivação, o que contribui para uma eliminação mais rápida dos restos de comida e de sujeira. Sendo assim, procure beber bastante água ao longo do dia para ajudar na prevenção de cáries.
– Evite cigarros
O tabagismo é um hábito muito prejudicial para a saúde bucal. O consumo da nicotina, além de deixar os dentes amarelados, também danifica as suas estruturas, tornando-os mais frágeis.
A consequência é que os dentes de um fumante, portanto, acabam se tornando mais vulneráveis à cárie. Desse modo, procure eliminar esse hábito da sua rotina aos poucos. O seu corpo vai agradecer.
– Vá ao dentista regularmente
Um dos maiores erros relacionados a cuidados dentários que uma pessoa pode cometer é ir ao dentista apenas em caso de emergência. Isso faz com que problemas que poderiam ser remediados com facilidade se agravem, o que pode ter consequências graves. Por conta disso, procure fazer visitas de rotina ao dentista, de três em três meses.