Os dentes podem entortar depois de usar aparelho?

Os dentes podem entortar depois de usar aparelho?

Após um longo tratamento ortodôntico, o que o paciente mais deseja é poder sorrir livre de qualquer preocupação. Sabemos o quanto alinhar os dentes é importante. Por isso, mesmo depois de usar aparelho, é fundamental que o paciente continue cuidando dos dentes.
Um dos maiores receios de quem passa por um tratamento com aparelho dentário deve-se à possibilidade dos dentes ficarem tortos novamente. Pensando em ajudar quem vive situação semelhante, separamos algumas informações sobre o assunto. Confira!

Como ficam os dentes depois de usar aparelho?

Nossos corpos respondem aos variados estímulos do ambiente. É comum que algumas características físicas adaptem-se às respostas externas, afinal, nossos organismos são mutáveis e estão sempre em busca de condições favoráveis à sobrevivência. Isso significa que, se os cuidados necessários não forem empregados depois de usar aparelho, os dentes podem voltar a ficar desalinhados.

como ficam os dentes depois de usar aparelho

O que deixa os dentes tortos?

Aparelho retirado prematuramente

Compreendemos o quanto possa ser difícil conter a ansiedade para ver o novo sorriso, mas é importante considerar os perigos que envolvem a retirada do aparelho antes do prazo prescrito pelo dentista. Ao se fazer isso, os dentes podem retomar ao posicionamento inicial, comprometendo todo o tratamento.

Perdas dentárias

Existem casos onde a retirada de alguns dentes é necessária para que o aparelho seja fixado corretamente. Vale lembrar que esse procedimento é feito por um profissional e não traz danos à estrutura dentária do paciente. Porém, ao se retirar o aparelho do dente, a perda dentária assume proporção diferente. Nessa fase, ao se extrair um dente, os resultados conquistados ao longo do tratamento ficam comprometidos.

Problemas gengivais

Em um primeiro momento, pode-se imaginar que, depois de usar aparelho, os cuidados estejam relacionados apenas à qualidade dos dentes. É claro que a estrutura dentária precisa ser preservada, mas não apenas ela. A gengivite, por exemplo, pode aparecer antes, durante ou após o tratamento com aparelho.

Roer unhas

Seja por nervosismo, estresse ou, até mesmo, ansiedade, há quem não consiga parar de roer as unhas. Em casos como esse, os dentes, que ainda estão em processo de adaptação, acabam sendo desalinhados pelos dedos com o passar do tempo.

Uso incorreto da contenção ou do aparelho móvel

Quando não se fixa corretamente a contenção na parte interna da arcada, os dentes ficam suscetíveis a uma série de deformações.
Além disso, o uso incorreto do aparelho móvel faz com que o tratamento regrida consideravelmente. Se tais itens não estiverem alinhados da maneira correta, o posicionamento dos dentes pode ficar comprometido.

Falta de acompanhamento com o dentista

Para que o tratamento, de fato, gere resultados positivos, deve-se fazer um acompanhamento com o dentista. O paciente precisa ser avaliado por, pelo menos, 1 ano. As idas à clínica odontológica são necessárias para verificar a movimentação dos dentes e para ajustar a contenção ou o aparelho móvel. Quando o acompanhamento não é feito, corre-se o risco dos dentes voltarem a ficar tortos.

aparelho móvel é usado depois de usar aparelho fixo

Quais cuidados devem ser tomados?

Não retirar o aparelho antes do tempo necessário

Por mais que a vontade de ver o resultado seja grande, é fundamental que o paciente entenda que a retirada antecipada do aparelho pode comprometer todo o tratamento. Deve partir dele a conscientização necessária para finalizar o processo no tempo certo.

Dedicar atenção à saúde bucal

Parte também do paciente analisar o estado da própria saúde bucal. Qualquer aspecto fora do comum deve ser notificado ao dentista. Identificando prematuramente os problemas dentários e gengivais, evita-se que doenças afetem o alinhamento dos dentes.

Preservar a contenção e o aparelho móvel

É muito importante que a contenção e o aparelho móvel sejam utilizados após a retirada do aparelho ortodôntico. São eles quem impedirão que os dentes voltem a ficar desalinhados. Caso a contenção caia ou o aparelho móvel se desajuste, é necessário voltar ao ortodontista para corrigi-los.

Fazer acompanhamento com o dentista

Para que bons resultados sejam percebidos, é essencial que o paciente e o dentista comprometam-se com o tratamento. Depois de usar aparelho, o ideal é ir ao consultório a cada 6 meses, a fim de verificar a evolução do quadro.

É essencial que o paciente, depois de usar aparelho, fique atento aos cuidados com o alinhamento dos dentes. Embora as informações acima ajudem quem tenha retirado o aparelho, não se pode descartar o auxílio de um profissional. Por isso, a Sorria Bem oferece uma equipe de dentistas totalmente capacitada. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos tratamentos com aparelhos dentários!

Links úteis:
como clarear os dentes
clareamento dental
aparelho de dente