Dor de cabeça pode ser causada por problemas nos dentes?

Dor de cabeça pode ser causada por problemas nos dentes?

Sabemos que intercorrências dentárias, além de provocarem incômodos nos dentes podem refletir em dores de cabeça. A maioria das pessoas não suspeitam que há relação entre os dois sintomas, o que pode prolongar esse estado. Devido a anatomia da face, compreende-se a relação entre a dor de cabeça e os dentes, pois a presença de músculos que coordenam a face e os movimentos de abrir e fechar a boca são pelo sistema nervoso, que possuem terminações nervosas que estão em toda a face. Sendo assim, enfermidades odontológicas podem afetar esses nervos, provocando dores locais ou até mesmo na cabeça.

Os problemas odontológicos mais comuns que provocam incômodos ou dor nos dentes e também dor de cabeça são:

Bruxismo: É o ato de ranger os dentes e costuma ser observado durante o sono e provoca desgaste dos dentes, além de poder causar dor de cabeça, causada pela fadiga da musculatura da face, que resulta em inflamações que afetam os nervos.

Infecções dentárias: Gengivites, periodontites ou cáries causam dor de dente e podem afetar estruturas nervosas e, consequentemente, causarem dor de cabeça.

Apertamento dental: Se caracteriza pela pressão ou apertamento excessivo das estruturas dentais, causando a fadiga da musculatura da face, além do tensionamento da musculatura do pescoço, e a partir do estresse muscular, há a possibilidade de desenvolvimento de dor ou incômodo nos dentes, e até mesmo enxaquecas, devido a compressão de nervos importantes da região.

Agende já sua avaliação na clínica odontológica Sorria Bem!
Aqui contamos com profissionais capacitados para ajudar você!