Escovação infantil: dicas para incentivar seu filho

Escovação infantil: dicas para incentivar seu filho

O momento de escovar os dentes do seu filho é sempre complicado para você? Saiba que esse é um hábito comum nas famílias, pois as crianças tendem a rejeitar a escovação por diversos motivos. Seja pelo cansaço, pelo sono ou simplesmente por não saber como a prática é importante. Entretanto, há algumas estratégias que podem ser utilizadas pelos pais para incentivar a escovação infantil desde os primeiros anos de vida do seu filho. Continue lendo este artigo da Sorria Bem e conheça 6 dicas indispensáveis para te ajudar nessa missão.

6 dicas para incentivar a escovação infantil

Deixe que ele escolha a escova de dente

escovação infantil e como incentivar

Que tal levar o seu filho para escolher a escova de dente que ele irá utilizar? Essa é uma ótima maneira de deixá-lo interessado pelo hábito, já que ele pode optar por escovas divertidas e que sejam da sua preferência. Porém, lembre-se: somente escovas infantis podem ser utilizadas para a limpeza bucal das crianças.

Portanto, verifique os modelos específicos para a faixa etária do seu filho e observe a disponibilidade de cores e temas. Escovas coloridas e que tenham ilustrações de super-heróis, princesas e desenhos infantis são as preferidas dos pequenos.

Explique a importância da escovação

Crianças sempre querem saber de tudo, não é mesmo? Então, com certeza elas também querem saber o motivo pelo qual elas devem escovar os dentes diariamente. É essencial que os pais deem uma orientação correta sobre o uso da escova e da pasta dental.

Portanto, explique à criança a importância de escovar os dentes e as consequências quando isso não é feito. Além disso, dê exemplos sobre como os danos de uma escovação infantil mal feita podem causar problemas na sua boca e nos seus dentes.

Seja você mesmo um exemplo

exemplo para escovação infantil

É válido dizer que de nada adianta incentivar seu filho a escovar os dentes se você mesmo não pratica esse hábito. Os pais devem ser exemplos para seus pequenos até mesmo durante a escovação. Por isso, é importante que você tenha uma rotina que envolva escovação, fio dental e enxaguante bucal regularmente. Apresente esses produtos aos seu filho e faça questão de servir como modelo para ele.

Aproveite e faça da rotina da escovação um momento em família. Se você tiver mais de um filho, pode ser interessante juntá-los para escovar os dentes na mesma ocasião. Lembre-se sempre de monitorar a limpeza e orientar a coordenação dos pequenos com a escova, de modo que toda a boca seja higienizada corretamente.

Torne o momento lúdico

A escovação infantil não precisa ser uma vista como uma obrigação pelo seu filho. Pelo contrário, se você souber como tornar o hábito divertido para ele, poderá ter um grande aliado na manutenção da sua saúde bucal. É importante associar o ato de escovar os dentes a algo divertido, pois a criança irá crescer com o costume enraizado na sua memória. Inclusive, utilizar artifícios como fantasias, livros de histórias e músicas sobre o tema são ótimas ideias.

Proporcione um ambiente adequado

Uma estrutura adequada que proporcione conforto ao seu filho pode ser decisiva na hora de incentivá-lo a praticar a escovação sozinho. Muitas crianças não gostam de escovar os dentes porque têm medo de cair ao tentar alcançar a pia do banheiro, por exemplo. Logo, um ambiente seguro é essencial para promover a escovação infantil com naturalidade.

Você pode providenciar um banquinho firme e alto para que o pequeno possa enxergar o espelho enquanto faz a limpeza bucal. Do mesmo modo, lembre-se de deixar os utensílios sempre na altura das mãos dele. Ou seja, pasta, escova e fio dental devem estar sempre em locais de fácil acesso para que seu filho possa pegá-los quando quiser.

Leve seu filho ao dentista

ensinar a escovação infantil

A melhor maneira de ensinar seu filho a escovar os dentes por conta própria é levando-o ao odontopediatra, dentista especializado na saúde bucal de crianças. É fundamental que seu filho tenha um acompanhamento odontológico com esse profissional especializado em cuidar da dentição dos bebês, das crianças maiores e dos adolescentes.

Somente um dentista pediátrico pode analisar a saúde bucal do pequeno e indicar os melhores produtos para utilizar durante a escovação infantil. Aproveite para tirar suas dúvidas sobre como monitorar e fazer a limpeza bucal da criança. Além disso, uma consulta odontológica pode proporcionar uma “aula prática” para seu filho em frente ao espelho. Isso facilita bastante o processo e aperfeiçoa o método de incentivo em casa.

O dentista pediátrico que você procura para seu filho está na Sorria Bem, clínica odontológica no Rio de Janeiro! Contamos com 5 unidades: Bonsucesso, Duque de Caxias, Madureira, Penha e Piabetá. Realizamos tratamentos em crianças e adolescentes com máxima eficácia, profissionalismo e responsabilidade. Portanto, não hesite! Entre em contato conosco e agende uma consulta agora mesmo.