Tudo o que você precisa saber sobre a extração de siso

Tudo o que você precisa saber sobre a extração de siso

Todo mundo conhece alguém que já sentiu as dores de uma cirurgia de extração de siso. Apesar de colocar medo em muita gente, o terceiro molar, conhecido como dente siso ou dente do juízo, foi extremamente importante para a sobrevivência dos humanos. Mas, por mais que não tenha mais a mesma utilidade, o dente siso ainda insiste em crescer e, ainda que para algumas pessoas não causem incômodo nenhum, em outras costuma ser a causa de dores, febres e grande inchaço gengival.

Se você é uma dessas vítimas e está morrendo de medo da tão temida cirurgia de extração de siso, a Sorria bem te ajuda. Preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre o procedimento, desde a identificação do dente até o pós-operatório. Dessa forma, você vai entender o porquê de a extração ser necessária e como amenizar os incômodos que o período de recuperação tende a apresentar para os pacientes. Confira!

Saiba tudo sobre a extração de siso

conheça a extração de siso

O que são e para que servem os sisos?

Os terceiros molares, mais comumente conhecidos como dentes sisos, são os últimos a se desenvolverem, aparecendo, normalmente, a partir dos 17 anos. Esses dentes eram muito importantes quando o ser humano ainda leva uma vida selvagem, porque ajudavam no corte e na mastigação de carnes duras, raízes e nozes. No entanto, com o desenvolvimento de instrumento de corte pelos antepassados e o desenvolvimento de uma alimentação cada vez mais macia, com alimentos cozidos e pastosos, o dente siso tem se tornado cada vez mais desnecessário.

Por ser o último a nascer, esse dente não encontra espaço suficiente para que se desenvolva e acaba causando um apinhamento dos demais dentes da arcada dentária. Sendo assim, para que não atrapalhe na estrutura óssea do maxilar e no posicionamento correto da arcada dentária, muitas vezes o mais recomendado é que se faça a extração de siso.

Todo mundo precisa extrair os sisos?

A necessidade da extração de siso depende de vários fatores. Em primeiro lugar, é necessário conhecer a anatomia da arcada dentária do paciente e o posicionamento do dente siso. Em alguns casos, o nascimento do dente não é sequer percebido pelo paciente.

Em outros, pode provocar muita dor, febre e inchaço gengival. Algumas situações em que é necessário a extração de siso são:

– quando um ou mais dentes da arcada são impactados pelo nascimento do siso, podendo causar doenças gengivais, infecções e até absorção óssea;
– quando o nascimento do siso causa operculite, que é uma inflamação gengival decorrente da erupção do dente;
– complicações ortodônticas, uma vez que o nascimento dos sisos pode movimentar a estrutura óssea e mover os dentes de lugar.

Qual o melhor momento para realizar a extração do siso?

Quem define o melhor momento e a necessidade de extração de siso é o dentista que acompanha o seu caso. Como dissemos, existem pessoas em que o siso nasce normalmente, porque há espaço para eles na arcada, e podem conviver com eles pelo resto da vida. Em outros casos, a extração deve ser realizada logo após a erupção do dente, uma vez que provoca dor intensa e dificuldade de mastigação.

Sendo assim, caso você sinta inchaço ou desconforto em sua gengiva e sinta que o dente siso está despontando, o ideal é buscar a orientação e o acompanhamento de um profissional, que avaliará a necessidade ou não de realizar a cirurgia de extração de siso.

Como é realizada a cirurgia?

Para que a cirurgia de extração de siso seja realizada, é necessário a aplicação de uma anestesia local, administrada por meio de injeção. Além desse anestésico, o seu cirurgião-dentista ou cirurgião buco-maxilo-facial pode decidir que um sedativo é desejado para controlar qualquer ansiedade. Após a área estar anestesiada, é feito uma incisão na pele da gengiva para que o cirurgião possa ver o dente a ser retirado.

Em seguida, existem duas opções:

– caso os dentes ainda não tenham nascido, é feita a remoção do osso que recobre o dente e depois a remoção do dente;
– caso os dentes já tenham despontado, ele é retirado pela raiz e, por fim, o cirurgião retira os restos de osso e pedaços de dente que possam ainda estar dentro da cavidade.

Depois de retirado, o cirurgião completa a cirurgia de extração de siso com uma sutura. Em alguns casos, que são mais raros, o dente pode ser quebrado e retirado em partes, mas, geralmente, ele é retirado inteiramente. Tudo depende da posição do dente e condições do paciente.

A cirurgia dura, em média, 30 minutos por dentes, mas esse tempo também varia de acordo com as condições do dente e do paciente. Em caso de pacientes em que o sedativo seja necessário, é importante que haja um acompanhante para o paciente.

Quais são os procedimentos do pós-operatório?

Para amenizar os efeitos do pós operatório da extração de siso, algumas dicas podem ser valiosas:

– compressas de gelo e líquidos gelados podem oferecer alívio para a região. Coloque uma bolsa de gelo ou uma toalha úmida a cada 30 minutos, mais ou menos;
– como a mastigação estará comprometida, opte por uma alimentação mais líquida e pastosa. O sorvete pode ser um ótimo aliado durante esse período, mas aproveite com moderação, afinal, você não quer ficar com cáries nesse período;
– ainda que seja incômodo, não deixe a escovação de lado. É muito importante continuar com os cuidados com a saúde bucal. Providencie uma escova de cerdas macias e faça movimentos leves durante a escovação;
– evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas durante o pós-operatório da extração de siso. Em primeiro lugar, porque o local estará muito sensível e suscetível a inflamações e a fumaça tóxica do cigarro penetra nas mucosas e aumenta ainda mais esse risco. Além disso, você provavelmente fará o uso de antibióticos para auxiliar na cicatrização e remédios para inibir a dor. Sendo assim, as bebidas alcoólicas podem diminuir os seus efeitos;
– depois de uma semana, volte ao seu dentista, para que ele possa retirar os pontos e verificar se correu tudo bem com a cicatrização.

Ainda que seja uma cirurgia que coloca medo em muita gente, a extração de siso é fundamental para a manutenção da saúde bucal e de um sorriso bonito. Sendo assim, não hesite em procurar o seu dentista para saber se você precisa ou não realizá-la.

A Sorria Bem conta com cinco clínicas no RJ e disponibiliza profissionais altamente capacitados para a realização da extração de siso, tratamento de canal e tratamento ortodôntico, e é a sua melhor escolha para cuidar do seu sorriso.

Entre em contato conosco, conheça todos os serviços que oferecemos e comece já o seu tratamento!

Links úteis:
aparelho dentario;
como clarear os dentes;
clareamento dental.