O nascimento do siso pode entortar os dentes?

O nascimento do siso pode entortar os dentes?

O dente siso, ou melhor, o famoso dente do juízo nasce, normalmente, por volta dos 18 aos de idade. Até por isso recebe esse apelido, que é quando a pessoa também entra em um processo de amadurecimento, marcado pelo fim da adolescência e pelo início da fase adulta.

Quase sempre, este dente chega incomodando e, por vezes, apesar de todo incômodo que provoca nem consegue erupcionar, ficando acomodado dentro da estrutura gengival. Isso se dá devido à falta de espaço na boca.

Infelizmente, esta afirmação não é um mito difundido entre a sociedade. A resposta para esta questão é sim. Quando não há espaço para o dente siso, ao irromper na cavidade oral, ele poderá provocar dor e desalinhamento dos dentes vizinhos, trazendo bastante desconforto ao paciente. Entretanto, é mais difícil que ele entorte os dentes da frente.

Geralmente, as mudanças que ocorrem na parte frontal nesta fase da vida podem ter no crescimento da mandíbula a sua principal causa e, não, no nascimento dos dentes sisos.

Ainda assim, alguns dentistas chamam a atenção para a compressão das arcadas, a qual pode levar ao agravamento do apinhamento, uma condição em que os dentes ficam sobrepostos, ou como se diz popularmente, “encavalados” uns com os outros. Ou seja, o nascimento do dente siso não causa o apinhamento, contudo, pode agravar essa situação. O apinhamento é mais observado na região dos dentes anteriores inferiores.

Por fim, vale ressaltar que a influência do dente siso na arcada dentária, entortando outros dentes devido ao seu nascimento, não é um consenso entre os profissionais dentistas. Alguns entendem que, sim, que pode ocorrer, enquanto uma outra corrente afirma não haver correlação entre o nascimento do siso e o desalinhamento da arcada dentária.

A boa notícia é que, caso o paciente tenha algum dente desalinhado pelo impacto do nascimento dos sisos ele poderá retomar o sorriso alinhado e harmônico por meio de tratamento ortodôntico.

Conheça a clínica odontológica Sorria Bem e cuide bem do seu sorriso!
Agende já sua avaliação conosco!