O que fazer para combater o mau hálito?

O que fazer para combater o mau hálito?

Combater o mau hálito é um problema enfrentado por muitas pessoas, ainda que haja um certo constrangimento em admitir. Não se trata de uma doença propriamente dita, mas é um alerta para alguma coisa que não está funcionando bem em nosso organismo. Quem não deseja ter um hálito fresco e uma boca saudável, não é mesmo? Muitas pessoas consideram que um sorriso é um cartão de visita, portanto, temos que mantê-lo saudável. Se você sofre, ou conhece alguém que sofra com este problema, a Sorria Bem preparou este artigo com as principais causas do mau hálito e algumas dicas de como combater o mau hálito, para se livrar do odor desagradável e constrangedor causado pela halitose.

Causas do mau hálito

Alguns hábitos ou alimentos que ingerimos podem influenciar na variação do odor que sai da nossa boca. Separamos algumas das causas mais comuns do mau hálito.

1- Jejum prolongado

Passar muitas horas sem ingerir nenhum alimento ou líquido contribui para o mau hálito. Isso acontece porque a produção de saliva impede a formação de odores indesejáveis na boca. Quando passamos muito tempo sem comer ou beber nada, a boca fica seca, não há produção de saliva e o mau hálito é inevitável. Além disso, o jejum prolongado diminui o nível de açúcar no sangue, forçando o corpo a queimar gordura para a produção de glicose. Esta queima de gordura libera diversos gases no organismo, que também provocam o mau hálito.

2- Formação de saburra lingual

Saburra lingual é uma placa bacteriana que deixa a língua com aspecto esbranquiçado. É provocada, principalmente, pela má higiene da língua. Escovar os dentes com a frequência adequada é essencial mas, além da periodicidade, é muito importante se atentar à qualidade da higiene bucal. A língua é a área da boca que mais acumula bactérias que, além do mau hálito, podem causar diversas doenças infecciosas no organismo.

3- Ingestão de alimentos odoríferos

Alguns alimentos têm o poder de alterar o odor do hálito. Entre eles, estão os embutidos, com quantidade elevada de gordura animal (salame, mortadela, presunto…), couve-flor, repolho, cebola e alho crus, que possuem alto teor de enxofre. Algumas bebidas também podem originar mau hálito, como café e bebidas alcoólicas. Ingerir esses alimentos, principalmente com regularidade e em grande quantidade, causa alteração no hálito.

4- Doença periodontal

A doença periodontal, além de todos os problemas que pode acarretar, como perda dos dentes e câncer de boca, é a maior causadora do mau hálito. Começa com a gengivite, que é a inflamação da gengiva decorrente do acúmulo de bactérias. A doença se agrava quando as bactérias avançam para a raiz do dente, porque podem atingir o osso do maxilar. Em estágios iniciais, pode ser combatida com visitas regulares ao dentista e cuidados com a limpeza bucal.

5- Disfunções no organismo

Ainda que de maneira muito menor, algumas doenças interferem nas alterações do hálito. Mesmo que algumas pessoas considerem um mito, o mau hálito pode ser originado devido à problemas no estômago, diabetes e algumas disfunções hepáticas e intestinais.

como acabar com o mau hálito

Dicas para combater o mau hálito

Procure a ajuda de um profissional dentista, que pode descobrir a real causa do mau hálito para combatê-lo de vez. Por isso, procure uma clínica odontológica que se preocupe de verdade com a sua saúde. A Sorria Bem Odonto possui uma equipe capacitada para te atender e ajudar com todos os seus problemas, e apresentar soluções de saúde bucal, como por exemplo: orçamento de clareamento dental, tratamento de canal, e colocação de aparelhos dentários. Entre em contato e marque sua consulta!