Muitas pessoas guardam a escova de dentes dentro do armário, sobre a pia, dentro da gaveta, enfim, não ligam muito para o que estão fazendo. Mas é preciso muita atenção na hora de guardar, pois ao fazer do jeito errado, sua escova pode acumular mais bactérias e germes que normal afetam sua saúde bucal.
Confira abaixo algumas dicas simples para guardar a escova de dentes do jeito certo:
1- Não deixe sua escova descoberta: Ela pode trazer bactérias inimigas para sua saúde. O ideal é guardá-la dentro do armário e em um recipiente aberto para não abafar. Além disso, antes de uma nova escovação é bom lavá-la para retirar qualquer resíduo da última limpeza.
2- Sem contato com outras escovas: O contato entre diferentes escovas pode criar uma ponte de bactérias de uma para a outra. E, o mais importante, é não compartilhar sua escova com ninguém, estas são de uso pessoal e intransferível.
3- Mantenha distância do vaso sanitário: Se o local que você guarda sua escova é muito próximo ao vaso sanitário, melhor optar por muda-la de lugar. O banheiro é um ambiente repleto de bactérias, então sempre feche a tampa do vaso quando der descarga e deixe sua escova mais protegida usando aquelas capinhas na cabeça. Além disso, se possível, use lixeiras com tampa de pedal para evitar contato direto.
4- Guarde a escova na posição correta: Não devemos deixá-la na horizontal, como ficaria dentro da gaveta, pois dificulta a secagem das cerdas além de contaminar mais facilmente com o ambiente. Prefira deixá-la dentro de algum recipiente ou compartimento que fique de pé, não esquecendo de protegê-la com uma tampa protetora.
Quando você cuida direito da sua escova fica mais fácil manter seu sorriso saudável e bonito.