Perda dentária: conheça os possíveis motivos da queda.

Perda dentária: conheça os possíveis motivos da queda.

Existem inúmeros fatores que podem resultar na perda de dentes. A preservação da saúde bucal começa pela prevenção. No entanto, uma parte significativa da prevenção é ter conhecimento dos possíveis problemas que podem prejudicar a saúde da sua boca.

Descubra 05 fatores que podem resultar na perda de dentes

1º Cárie

A cárie é um problema de saúde bucal muito comum. Por causa disso, muitas pessoas falham em levá-la a sério e tratá-la assim que a percebem. Agir assim é um erro grave. Em seus estados mais graves, a cárie danifica seriamente a estrutura do dente, o que pode resultar em tratamento de canal e às vezes até a perda do elemento dentário.

2º Periodontite

Também causada pela placa bacteriana, a periodontite é uma doença que atinge a gengiva, ossos e ligamentos. Ou seja, ela afeta diretamente o tecido responsável pela sustentação dos dentes. Como resultado, pode haver a perda de dentes, se não for tratada.

3º Diabetes

A diabetes gera um excesso de glicose que pode prejudicar a integridade dos dentes e das gengivas. O alto nível de glicose torna a boca mais propensa ao acúmulo de bactérias, o que resulta no inchaço e na vermelhidão das gengivas, potencializando o perigo da periodontite.

Sendo assim, é crucial equilibrar a produção da substância no sangue com auxílio de profissionais especializados.

4º Drogas como cocaína e metanfetamina

Determinadas substâncias, como metanfetamina e cocaína, podem afetar a saúde da boca. Isso porque elas desencadeiam a liberação de ácidos no organismo. O resultado disso, às vezes, pode ser a perda de dentes. O mesmo pode ocorrer com alguns medicamentos usados no controle da pressão das artérias.

5º Poucas idas ao consultório odontológico

Ao falar de fatores que podem resultar na perda de dentes, é impossível não mencionar a atitude de ir raramente ao dentista, que é muito prejudicial para a saúde bucal.

Muitas pessoas ainda acreditam que só devem ir ao dentista em casos de extrema urgência. Isso faz com que pacientes com problemas facilmente tratáveis acabem adiando suas visitas até o ponto em que o problema evolui para algo muito mais sério.

Desse modo, procure ter uma rotina de visitas regulares ao consultório dentário.

Conheça a clínica odontológica Sorria Bem! Aqui contamos com profissionais capacitados para ajudar você!