A língua participa ativamente do processo de mastigação. Ela está em contato direto com os alimentos e, em função das papilas gustativas e dos sulcos em sua superfície, acumula muitos resíduos, que não se soltam sozinhos.
Para isso, é preciso escovar a língua corretamente. Esse processo não pode ser negligenciado porque os restos de alimento também acumulam bactérias, como acontece com os dentes. Sendo assim, podem desencadear diversos problemas bucais. A seguir, listamos alguns motivos que explicam por que essa medida é tão importante.
Combater o mau hálito
Os resíduos de alimento que se acumulam sobre a língua entram em processo de fermentação e exalam um odor ruim. Por isso, ao fazer a escovação dela, você combate o mau hálito (halitose), deixando a boca fresca.
Eliminar a saburra lingual
A saburra lingual é uma “massinha” amarelada ou esbranquiçada que se forma em cima da língua quando ela não é higienizada corretamente. É composta por resíduos de alimento, células da boca, muco e bactérias, e tem um odor desagradável, o que provoca mau hálito.
Evitar a proliferação de bactérias
Como dito, os resíduos de alimento que ficam presos na língua proliferam bactérias. Ali é um ambiente propício para elas, que podem migrar para outras áreas da boca e causar problemas e doenças bucais, como a cárie e a gengivite.
Melhorar o paladar
A camada de sujeira que se forma sobre a língua interfere na sensibilidade das papilas gustativas. Sendo assim, quando a escovamos todos os dias, também melhoramos nosso paladar, aproveitando melhor os sabores das refeições.
Manter o fluxo salivar adequado
Escovar a língua é importante para manter um fluxo salivar de qualidade. Sabia que a saliva ajuda a fazer a limpeza natural dos dentes? Quando a boca fica seca ou há alterações no pH e na composição da saliva, ficamos sujeitos a problemas como a cárie.
Como escovar a língua do jeito certo?
Você não precisa de nenhuma medida especial para escovar a língua. Isso pode ser feito com a sua escova (de cerdas macias), quando terminar de higienizar os dentes. Mas é preciso seguir alguns passos para fazer do jeito certo. Veja:
- Elimine toda a espuma;
- Abra bem a boca em frente ao espelho e coloque a língua para fora;
- Posicione a escova no fundo da língua;
- Puxe a escova em direção à ponta da língua, como se estivesse varrendo;
- Cuspa os resíduos e enxague bem a boca.
Sua higiene bucal não estará completa se você não escovar a língua, afinal, os restos de alimento continuarão em sua boca proliferando bactérias. Então, lembre-se de fazer essa limpeza em todas as escovações para manter seu hálito fresco e sua boca saudável e limpa de verdade!