Quais problemas a falta de um dente pode trazer?

Quais problemas a falta de um dente pode trazer?

Embora os dentes sejam os principais componentes para um sorriso perfeito, a falta de um ou mais deles pode trazer também consequências funcionais. Isso porque cada um dos dentes desempenha uma função específica dentro da boca, um papel importante nas atividades diárias. Ou seja, além da sua saúde bucal ficar comprometida, a qualidade de vida se torna prejudicada nos momentos mais simples do seu dia-a-dia, como mastigar um alimento ou falar.

Os problemas funcionais da falta de dente podem ser vários: como como a perda de espaço entre dentes vizinhos, prejuízos na oclusão e até mesmo na deglutição (o ato de engolir alimentos). Ortodontistas também explicam que pacientes com a falta de um ou mais dentes têm uma certa dificuldade em mastigar corretamente os alimentos, causando problemas digestivos a médio e longo prazo. Além disso, a fala também é comprometida, já que a boca funciona como uma ‘caixa de ressonância’ e a dentição ajuda na transmissão do som.

Para o paciente que apresenta esse quadro, o implante é a melhor solução, seja por meio da confecção de próteses fixas ou implantes dentários. No entanto, em alguns casos onde existe a perda óssea, é necessário antes de qualquer reposição dentária, a realização de enxertos ósseos ou até mesmo gengivais.