Os tratamentos odontológicos estéticos conseguem modificar a cor dos dentes, transformando o visual dos pacientes. Isso corresponde à necessidade de muitas pessoas que sonham com um sorriso perfeito.
Mas qual é a cor dos dentes ideal para cada um? Qual tonalidade indica que um sorriso é realmente saudável e natural? É preciso ter em mente que há variações de coloração de pessoa para pessoa e que um tom mais escuro nem sempre quer dizer falta de cuidados com a higiene ou maus hábitos.
Qual é a cor de um dente saudável?
A cor de um dente saudável depende de cada pessoa. A coloração é uma característica genética e, por isso, vamos encontrar dentes saudáveis mais amarelados ou acinzentados sem que isso seja causado pela falta de limpeza, por exemplo.
Os dentistas trabalham com 4 graduações de cores para determinar a tonalidade ideal no momento de realizar os procedimentos. São elas:
-
A — marrom avermelhado;
-
B — amarelo avermelhado;
-
C — acinzentado;
-
D — cinza avermelhado.
Veja que não existe a tonalidade branca para a cor dos dentes, pois ela não é uma coloração natural de um sorriso. Dessa forma, quando você faz um tratamento estético, como o clareamento dental o dentista clareia os dentes, modificando a tonalidade dentro do possível na graduação de cor natural do paciente.
Além disso, é importante entender que no mesmo dente também há variações de tonalidades. O que confere cor ao elemento dental é a camada chamada de dentina, já que o esmalte é transparente.
Assim, na ponta do dente (porção incisal) em que há mais esmalte, ele é mais claro. Já na parte próxima à gengiva (porção cervical), há mais dentina e, por isso, o dente é mais escuro nessa região.
Outra modificação é encontrada entre dentes do mesmo arco, os incisivos são mais claros e caninos mais escurecidos. Já os pré-molares e molares estão em uma tonalidade intermediária.
Agende sua avaliação conosco e cuide do seu sorriso!