Quando começar o tratamento ortodôntico?

Quando começar o tratamento ortodôntico?

O aparelho ortodôntico aprimora a estética do sorriso, trata problemas oclusais, melhora a mastigação e a digestão de alimentos, beneficia a dicção e a fala, facilita a higienização dos dentes e da boca. Com tantos benefícios, não há dúvidas de que colocar aparelho pode ser uma das decisões mais importante na vida de uma pessoa. A grande questão, no entanto, é quando colocá-lo!

1º – O APARELHO ORTODÔNTICO PODE SER USADO EM QUALQUER ÉPOCA DA VIDA?

Crianças, adolescentes, adultos e até idosos podem utilizar o aparelho ortodôntico e se beneficiar dele, desde que apresentem arcada dentária e gengiva saudáveis. A recomendação oficial é que a criança passe por uma avaliação ortodôntica a partir dos 7 anos. No entanto, em casos com alterações mais graves e prejudiciais, é possível uma avaliação antes disso.

A grande questão é que antes dos 7 anos, a criança não consegue entender a necessidade do aparelho e pode se irritar com todo o metal na boca. Além disso, devido à agitação própria da idade, é mais difícil para os pais garantirem que a criança colaborará com todas as medidas de higiene necessárias ou até mesmo se ela terá paciência de gastar todo esse tempo na escovação, comprometendo o tratamento em longo prazo e prejudicando a saúde dos dentes.

2º – QUANTO MAIS NOVA FOR A PESSOA MELHOR SERÁ O TRATAMENTO?

Em geral, considera-se que o tratamento ortodôntico é mais fácil na fase em que as estruturas ósseas da face ainda não se mineralizaram completamente e estão mais maleáveis para a movimentação dos dentes. Assim, algumas condições que poderiam ser resolvidas com aparelho ortodôntico na infância e na adolescência podem necessitar de cirurgia na vida adulta.

3º – AFINAL, QUAL A IDADE IDEAL PARA COLOCAR OS APARELHOS ORTODÔNTICOS?

Considera-se que a idade ideal para a colocação de aparelhos ortodônticos é por volta dos 12-13 anos, já que nessa fase a união óssea está quase completa, com a arcada dentária tomando a sua forma final, mas essas estruturas ainda não foram calcificadas e estão mais maleáveis do que a de um adulto. Além disso, é justamente por volta dessa idade que a pessoa compreende a importância do uso do aparelho e é capaz de se responsabilizar pelos cuidados necessários na limpeza.

Conheça a clínica odontológica Sorria Bem, aqui contamos com profissionais capacitados para ajudar você!