Rachaduras na língua: tudo o que você precisa saber

Rachaduras na língua: tudo o que você precisa saber

Desde uma mordida ou queimadura com ingestão de alimentos ou líquidos, a língua é considerada uma das partes mais sensíveis da boca. Tendo em vista que ela é um dos músculos mais utilizados no nosso cotidiano, a atenção e o cuidado devem ser redobrados a fim de evitar as patologias mais comuns, como por exemplo, fissuras ou rachaduras na língua, bruxismo, alergias alimentares e até mesmo, o emocional abalado – estresse.

É normal que, ao percebermos uma anomalia em nossa boca, o desespero pairar e, com ele, surgir inúmeras dúvidas. Entretanto, a principal medida deve ser procurar o seu médico, a fim de conseguir o tratamento adequado para o seu problema. Sabendo das dúvidas que o paciente pode ter, a Sorria Bem preparou este artigo sobre como lidar com as rachaduras na língua. Confira!

O que as rachaduras na língua significam?

entenda as rachaduras na língua

As rachaduras na língua ou língua fissurada indicam a presença de sulcos, sinalizando uma falha no funcionamento do corpo humano. Em alguns casos, as rachaduras na língua são algo genético, ou seja, não provocando qualquer problema de saúde, dor ou qualquer tipo de mal-estar na região.

A língua fissurada pode indicar doenças como sapinho e a candidíase oral, além de deficiências nutricionais, como a falta de vitaminas e minerais, deixando a língua frágil e suscetível a machucados.
Podem ser, também, derivadas de ações de vermes, tendo em vista que eles interferem na quantidade de ferro do organismo, podendo causar anemia e mais facilidade de rachar a língua.

Outras doenças do trato gastrointestinal também afetam a condição e aparência da língua. Gastrite, colite, pancreatite ocorre má absorção de nutrientes, e degeneração da mucosa dos órgãos afetados. Rachaduras na língua são um dos primeiros sintomas dessas patologias e o pretexto de visitar um gastroenterologista.

Sintomas mais comuns

A pessoa que sofre com rachaduras na língua pode notar e sentir sintomas como a língua dividida em duas partes ou com fissuras, cortes, boca seca, ardência e sensação de queimação na área afetada, edema e inchaço da língua, perda do paladar, coceira e dor ao comer e falar, tendo em vista que tal situação pode indicar outros problemas de saúde.

As rachaduras podem chegar em até 6 mm de profundidade.

Tratamento

Os tratamentos para rachaduras na língua costumam ser bem distintos, adequando-se para o que motivou tal problema. Um tratamento recomendado é o localizado, na reparação da cavidade oral, realizando lavagens com desinfetantes, recuperando as feridas.

Caso a falta de vitaminas seja o motivo, é preciso um acompanhamento profundo por meio de exames de sangue, expondo a substância inexistente, para trabalhar na recuperação ou, no aumento da potência.

Além disso, é recomendado investir em uma boa escova de dente e na higienização bucal, lavar a boca com água salgada ou decocção de ervas, a fim de retirá-las definitivamente.

Em alguns casos, o médico prescreve meios para melhorar o fluxo sanguíneo cerebral e vasodilatadores, com o objetivo de aumentar o fluxo de sangue para a cabeça.

Para garantir a qualidade da sua saúde bucal conte com uma clínica de ortodontia e odontologia confiável e eficiente, como a Sorria Bem. Temos cinco unidades espalhadas no RJ: Bonsucesso, Penha, Madureira, Duque de Caxias e Piabetá. Entre em contato conosco e agende sua avaliação.

Links úteis:
manutenção do aparelho ortodôntico
dentista aparelho
dentista em madureira
ortodontia rj