tratamento ortodôntico

Tratamento Ortodôntico

 O tratamento ortodôntico é uma solução que funciona, em muitos casos, para tornar a boca mais saudável e com uma aparência mais agradável, geralmente chegando a um resultado que pode durar a vida toda. Este tipo de tratamento pode garantir ao paciente não apenas uma melhora estética, mas também uma melhora em sua saúde, de uma maneira geral, e conforto. Porém, apenas um dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar com o tratamento ortodôntico, e realizar o planejamento mais adequado para você. A Sorria Bem é a sua clínica de ortodontia!

O que é Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade odontológica que trata dos dentes e ossos do maxilar que estão posicionadas de forma inadequada, prejudicando a mastigação, fonação e estética. Como parte desta especialidade, o tratamento ortodôntico tem como função principal corrigir problemas que prejudiquem o perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores – problemas esses que podem interferir no bem estar e até mesmo na autoestima das pessoas.

Um ortodontista é um profissional capaz de corrigir desde problemas simples, como a manutenção de espaços no caso de perda prematura de dentes, até mesmo casos mais complexos como os tratamentos ortodônticos associados à diminuição ou aumento cirúrgico dos maxilares.

Dentes mal posicionados podem favorecer aparecimento de cáries, inflamações na gengiva, tártaro e uma série de outros problemas bucais. Uma clínica de ortodontia pode ajudar a tornar a sua boca mais saudável, além de proporcionar uma estética muito mais agradável, saiba mais.

Visite um ortodontista na Sorria Bem

escolha de um profissional qualificado para planejar e executar o tratamento ortodôntico exclui qualquer tipo de risco para o paciente (é claro, quando seguidas todas as instruções dadas por ele). Portanto, busque um clínica de ortodontia comprometida em ajudá-lo e orientá-lo da melhor maneira durante todo o tratamento, como a Sorria Bem.

Conheça as soluções em Ortodontia que a Sorria Bem oferece, para que você viva feliz com a aparência do seu sorriso e com a saúde dos seus dentes, e visite uma de nossas clínicas odontológicas.

Com a colocação do aparelho ortodôntico, o paciente precisa seguir as orientações
do seu dentista para o sucesso do seu tratamento:

evitar balas e chicletes

Evite comer balas
ou mascar chiclete

ortodontia

Evite comer alimentos com
caroço, tipo pipoca e amendoim

ortodontia

Evite roer unhas e morder
canetas e lápis

Agende sua avaliação

Somos especialistas em diversos tipos de procedimentos odontológicos
clínicos e estéticos. Marque um horário e converse com um de nossos
profissionais sobre a suas necessidades!

op1

Não sou paciente

Envie suas dúvidas ou agende sua
primeira avaliação

op2

Já sou paciente

Clique aqui para enviar sua mensagem
ou acessar o Portal do Paciente

   Perguntas Frequentes

Quais são os benefícios do tratamento ortodôntico?

O tratamento ortodôntico tem como objetivo a correção das posições dos dentes. Essa reparação ajuda a distribuir forças de maneira mais adequada durante a mastigação, o que protege as raízes dos dentes, ossos de suporte, tecido gengival e articulações próximas aos ouvidos. Além disso, um alinhamento correto dos dentes facilita o processo de higiene bucal. Logo, as chances de cáries e doenças na gengiva diminuem.

Outras funções da boca, como a fala e respiração, podem melhorar com o conserto de problemas nos dentes e nos ossos maxilares. Dores de cabeça, muitas vezes causadas por tensões musculares durante a mastigação, também são evitadas.

O aspecto visual também é uma forte vantagem do tratamento em clínica de ortodontia. Afinal, a correção de dentes tortuosos promove mais atratividade ao sorriso, aumentando a autoestima do paciente. Essa melhoria pode até mesmo afetar as relações interpessoais dos pacientes e influenciar sua personalidade de forma positiva.

Como escolher a clínica de ortodontia certa?

Por conta da importância do tratamento, pacientes usam diversos critérios no momento de escolher a clínica de ortodontia ideal. Entre eles, está a proximidade. É importante que o consultório tenha distintas alternativas de localização, para que o paciente tenha comodidade no momento de realizar os atendimentos necessários.

Também é importante que a estrutura do local seja adequada para que todos os procedimentos sejam conduzidos corretamente. A higiene e conservação dos utensílios deve ser um aspecto checado antes que o paciente escolha a clínica de ortodontia para o seu tratamento.

Os preços e condições de pagamento muitas vezes são os principais fatores levados em consideração durante a escolha da clínica. Entretanto, o atendimento deve ser avaliado com o mesmo rigor. Apenas com um suporte de qualidade, o paciente terá as suas necessidades sanadas com a atenção necessária. Verifique também se os profissionais do consultório têm a qualificação e preparação necessária para realizar os serviços.

Qual a duração do tratamento?

A duração do tratamento ortodôntico dependerá de diversos aspectos. Em média, o tempo de tratamento é de 12 a 24 meses, mas esse período dependerá do quadro de cada paciente. Entre os fatores que podem afetar esse tempo, está a necessidade ou não de extrações, problemas hormonais, idade do paciente, medicações e afins. Geralmente, casos mais graves e complexos demandam mais procedimentos.

Apesar disso, a tecnologia e qualificação dos profissionais são importantes aliados para acelerar o processo. A disciplina do paciente também é muito importante para o sucesso. Afinal, se o planejamento adequado e os cuidados recomendados pelo dentista não forem seguidos, provavelmente ocorrerão complicações no tratamento. Como resultado desse descuido, mais processos serão necessários, o que pode prolongar o tratamento ou até mesmo piorar o quadro do paciente.

Portanto, se você deseja um tratamento rápido e eficaz, conte com profissionais qualificados. Além disso, busque seguir com rigor todas as advertências do dentista, para que nenhum contratempo atrapalhe o tratamento.

Sinto dores nos dentes. Isso significa que preciso fazer o tratamento ortodôntico?

A dor de dente pode ter diversas causas e tratamentos. Geralmente, cáries, sensibilidade e problemas nas gengivas são os causadores do transtorno. Em alguns casos, esses problemas podem ser resolvidos após procedimentos simples. Entretanto, o alinhamento incorreto dos dentes também pode causar esses distúrbios. Por isso, é imprescindível que a qualquer sinal de dor, o dentista seja procurado de forma imediata. Caso contrário, essas disfunções podem se agravar e demandar tratamentos mais complexos e custosos para o paciente.

Também é importante fazer uma auto análise criteriosa antes de buscar por um profissional. Se você notar que os dentes estão desalinhados ou a mordida está torta, procure por uma clínica de ortodontia. Dessa forma, você terá um tratamento mais direcionado e específico para a sua situação. Entretanto, se o problema for dores de dente de forma isolada, procure por um clínico geral e se for necessário, você será encaminhado para o tratamento ortodôntico.

Quais são as possíveis consequências para a falta de tratamento?

O mau posicionamento dos dentes pode ter consequências mais graves do que os pacientes imaginam. Falta de espaço para os dentes, má oclusão e lacunas entre os dentes frontais são os transtornos mais comuns para a falta de tratamento. Entretanto, distúrbios mais graves podem acontecer, como problemas na fala e mastigação, assimetria facial, dores nos ossos e músculos e até mesmo queda dos dentes.

Lembre-se que, a demora pela procura e interrupções podem causar o retrocesso do tratamento. Em consequência, os custos podem aumentar e o agravamento do quadro  do paciente podem acontecer.

A interrupção do tratamento também pode resultar em problemas para o paciente. Entre eles, o escurecimento dos dentes. Afinal, os brackets ficarão longos períodos colados e sem manutenção, facilitando o risco de acúmulo de sujeira e escurecimento devido a alimentos com pigmentação. Cáries, inflamações e infecções bucais também podem ser comuns, por conta da retenção de resíduos alimentares no aparelho.

Como saber quando é necessária a instalação do aparelho ortodôntico?

O paciente deve realizar um auto exame dos seus dentes, para que eles não cheguem à clínica de ortodontia em uma situação mais grave. O primeiro item que deve ser avaliado é a posição dos dentes frontais. Para que eles estejam bem alinhados, o ponto central deles devem estar de acordo com o meio do nariz. Geralmente, esse aspecto é mais fácil de ser notado ao colocar o rosto de perfil, porque caso algo esteja errado, o queixo não ficará reto e alinhado.

Em alguns casos mais graves, é possível notar alterações nos dentes de forma mais evidente. Nessas situações, a mordida trocada torna a assimetria facial mais óbvia e pode gerar transtornos à pessoa. Por exemplo, dores musculares, dificuldade de higienização e, consequentemente, cáries. Por isso, é fundamental realizar a observação dental e procurar uma clínica de ortodontia ao menor sinal de problemas. Assim, você garante um tratamento mais eficaz e veloz.

Qual é a origem dos problemas ortodônticos?

Os problemas ortodônticos podem ser causados pela hereditariedade. Ou seja, passados de pais para filhos. Nesses casos, desarmonias ósseas e tamanho anormal dos dentes é mais comum. Quando o problema é genético, ele pode aparecer logo nos primeiros anos de vida e exigir um tratamento mais complexo, dependendo do quadro do paciente.

Entretanto, esses distúrbios também podem ser adquiridos ao longo da vida. Obstruções respiratórias, causadas por amígdalas ou alergias, roer as unhas ou até mesmo o nascimento do siso podem causar o entortamento dos dentes. Por isso, é importante sempre manter a atenção e cuidado dental, com consultas frequentes ao dentista para que os possíveis fatores de risco sejam identificados e controlados a tempo.

Busque verificar também quais são os hábitos da sua rotina que podem provocar tal entortamento. Assim, você pode diminuir drasticamente a necessidade do uso de aparelho e melhorar a sua saúde bucal de forma simples.

Como iniciar um tratamento em uma clínica de ortodontia?

Há várias etapas no tratamento ortodôntico. Antes da instalação do aparelho, é importante investigar possíveis problemas bucais no paciente. Caso essas doenças não sejam tratadas, todo o processo pode ser prejudicado. Logo, uma avaliação inicial deve ser feita. A partir dos resultados desses exames, será possível traçar um diagnóstico e fazer o planejamento de todo o tratamento. Geralmente, problemas periodontais, cáries e tratamentos de canais são resolvidos nesse momento.

Caso haja alguma reabilitação protética na pessoa, como blocos ou pontes, eles devem ser resolvidos com antecedência. Senão, os procedimentos serão ainda mais trabalhosos para os profissionais responsáveis. Também é importante ressaltar que há grandes chances de complicações para a saúde do paciente caso esses procedimentos não sejam feitos com prioridade.

Após esses cuidados, o aparelho ortodôntico poderá ser introduzido. A escolha do aparelho dependerá da preferência e necessidade do paciente. Seguindo essas recomendações, as chances de sucesso no tratamento são grandes.

Por que escolher a clínica de ortodontia Sorria Bem?

A Sorria Bem é uma clínica de ortodontia com a infraestrutura adequada para o êxito do seu tratamento dental. Além de colaboradores capacitados para realizar todos os métodos necessários, possuímos o suporte e aparelhos essenciais para garantir segurança e eficácia durante os procedimentos. Contamos com cinco unidades de clínicas no Rio de Janeiro, o que promove mais comodidade aos pacientes atendidos por nós.

Nossos valores estão relacionados à transparência e profissionalismo durante o serviço, de forma que a satisfação seja sempre assegurada. Estamos preparados para tornar o seu sorriso mais belo e saudável. Entre já em contato conosco e marque a sua avaliação para surpreender-se com o nosso trabalho.

Onde posso encontrar uma clínica de ortodontia da Sorria Bem?

Possuímos cinco clínicas de ortodontia pelo Rio de Janeiro. O nosso objetivo é que os pacientes tenham comodidade ao realizar o tratamento, podendo escolher a unidade mais próxima de sua residência. Entre os bairros onde nossas sedes estão estabelecidas, está Bonsucesso, localizado na Zona Norte. Também é possível nos encontrar em Caxias, na Baixada Fluminense, Madureira, localizado na Zona Norte, Penha e Piabetá.

Todas as nossas sedes são possuem a mesma estrutura, para que os pacientes de todas as regiões sejam bem atendidos. Nosso quadro de funcionários também é altamente qualificado, o que proporciona uma maior qualidade aos serviços oferecidos. Entre em contato conosco e converse com um de nossos atendentes para identificar a unidade ideal para você!

Galeria

ortodontia
Ortodontia
Ortodontia
Ortodontia
Ortodontia
Ortodontia

Serviços de Clínico Geral

Bloco Canal
Pino Radiografia
Selante Restauração de Resina
Extração