Seu filho respira pela boca? Entenda como isso afeta sua saúde.

Seu filho respira pela boca? Entenda como isso afeta sua saúde.

Respirar pelo nariz e soltar pela boca. Você certamente já ouviu essa recomendação em algum lugar. Não por acaso, ela é realmente a melhor forma de se respirar. Contudo, é comum encontrar muitas pessoas que fazem a respiração pela boca, e não pelo nariz. Para alguns pode ser encarado apenas como um hábito, mas para outros pode ser consequência de problemas respiratórios causados por alergias, por exemplo. A verdade é que essa prática pode desencadear outros novos problemas, como na saúde bucal, afetando ainda a mastigação.

A respiração bucal em crianças é ainda pior, podendo causar mau desenvolvimento dos ossos da face. Quando isso acontece, é importante que o pequeno e seus responsáveis procurem ajuda dos dentistas, pois respirar dessa forma pode causar problemas ortodônticos e mal oclusão dentária que, por sua vez, é a responsável pelos problemas na hora de mastigar. Ela acontece porque os dentes da arcada superior e inferior não conseguem formar uma mordida adequada. E, assim, a mastigação é prejudicada.

Na hora de ir ao consultório do dentista, o paciente precisa relatar dois problemas: respirar pela boca e mastigar inadequadamente. No primeiro caso, deve-se procurar um médico especialista para tomar a medicação adequada.

Já o tratamento para problemas na mastigação, o paciente precisa procurar um ortodontista. Assim, ele irá definir o método mais indicado. Pode ser o uso de um aparelho ortodôntico para reposicionar os dentes e, caso necessário, alargar o céu da boca.