Conheça as causas, tratamentos e sintomas de bruxismo

Conheça as causas, tratamentos e sintomas de bruxismo

Se você sente dores de cabeça ou incômodos na mandíbula ao acordar, pode ser que você esteja sendo vítima dos sintomas de bruxismo. O bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo ato de ranger ou apertar os dentes durante o sono, produzindo som ou não. Não se sabe exatamente o por quê, mas os sintomas de bruxismo acometem 15% das crianças e afetam, indistintamente, homens e mulheres.

As causas variam entre fatores genéticos, psicológicos, como tensão, raiva, agressão reprimida, ansiedade, medo e estresse, além de posicionamento errado dos dentes. O resultado são dentes doloridos ou soltos e, às vezes, literalmente desgastados. Em casos eventuais, o bruxismo pode acarretar na destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva.

Hoje, a Sorria Bem te conta alguns sintomas de bruxismo para que você possa identificar se sofre ou não desse mal. Confira!

Sintomas de bruxismo

As pessoas que sofrem com essa desordem funcional, normalmente, apresentam os seguintes sintomas de bruxismo:

– desgaste dental;
– amolecimento dos dentes;
– destruição do osso circunvizinho;
– destruição do tecido da gengiva;
– dor e zumbido no ouvido;
– dor no pescoço;
– dor na mandíbula;
– dor nos músculos da face;
– estalos ao abrir e fechar a boca;
– alterações no sono;
– fadiga facial;
– ansiedade;
– estresse;
– tensão.

É válido lembrar que somente um dentista é capaz de realizar um diagnóstico preciso e determinar se a origem de tais sintomas é realmente o bruxismo. Por isso, busque por um profissional qualificado e faça uma avaliação dos seus dentes.

Tratamentos para o bruxismo

O tratamento adequado para os sintomas de bruxismo irão depender do que está causando o problema. Fazendo perguntas sobre o caso e examinando de forma detalhada seus dentes, o dentista poderá determinar qual a fonte dos seus sintomas de bruxismo. Guiando-se pelo grau dos danos causados aos seus dentes e a provável causa, o dentista irá sugerir:

– uso de uma placa de silicone ao dormir: feito sob medida pelo profissional dentista e ajustado nos seus dentes, a placa encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege do atrito com os dentes inferiores. Apesar de ser uma boa maneira de lidar com os sintomas de bruxismo, esse método não oferece a cura definitiva do problema;

tratamento para os sintomas de bruxismo

– exercícios de relaxamento: a tensão do dia a dia estressante é uma das causas principais dos sintomas de bruxismo e métodos para reduzir a tensão podem contribuir para o tratamento. Procure por alguma terapia eficaz para controle de estresse. Adicionalmente, aplique uma toalha morna e molhada ao lado da face, pois ajudará a relaxar os músculos doloridos por conta da pressão nos dentes;

– busque por tratamentos para igualar a mordida: uma mordida desalinhada, em que os dentes não se ajustam da forma adequada, pode agravar os sintomas de bruxismo. Por isso, busque correção com restaurações, coroas ou tratamento ortodôntico.

Agora que você já sabe quais os sintomas de bruxismo mais comuns e as formas de tratar esse problema, busque por uma clínica odontológica de qualidade, para buscar uma avaliação e o tratamento adequado para o seu caso. Na Sorria Bem mais de 4200 atendimentos já foram realizados e mais de 1800 pessoas já ficaram satisfeitas com seus sorrisos perfeitos. Se você busca por uma clínica de referência no Rio de Janeiro, entre em contato conosco e marque sua primeira consulta.

Links úteis:
tratamento de canal;
aparelho dentario;
como clarear os dentes.