Conheça os tipos de braquetes e para que servem

Conheça os tipos de braquetes e para que servem

Os braquetes são acessórios feitos de metal ou cerâmica, colados em cada dente para auxiliar no tratamento ortodôntico. Alguns podem possuir angulações e inclinações que auxiliam no posicionamento correto de determinado dente durante o uso do aparelho dentário. São eles que servem como suporte para os fios. Mas, muitos pacientes não conhecem os diferentes tipos de braquetes existentes e acabam optando pelo mais comum.

Por isso, a Sorria Bem preparou este artigo com alguns tipos de braquetes para que você tenha condições de escolher qual o mais se adéqua com o seu padrão estético. Mas, lembre-se: sempre siga as orientações do seu dentista. Ele irá definir o que é melhor para o seu tratamento.

4 diferentes tipos de braquetes

diferentes tipos de braquetes

1- Metálico

O braquete metálico é o mais conhecido da população e foi ele que gerou a fama de um sorriso metálico em quem utiliza aparelho fixo. Utilizando esse tipo de braquete, o dentista fixa o fio utilizando borrachas – que podem ser coloridas ou não – ou com amarrilhos metálicos.

É o tipo que oferece menor atrito aos dentes, além de ser utilizado há muitos anos e, por isso, existir uma certeza de sua eficiência.

2- Porcelana

É da mesma coloração que os dentes, se tornando mais discreto. Resistem com mais facilidade às manchas e continuam da mesma cor durante todo o tratamento ortodôntico. Entretanto, por conta do material, eles apresentam mais fragilidade e uma dificuldade maior na remoção – quando comparamos ao tipo metálico.

3- Policarbonato

 

Assim como os de porcelana, os braquetes de policarbonato, que é um tipo de plástico, são da mesma coloração dos dentes. Mas, ao contrário do citado acima, eles podem ficar amarelados durante o tratamento, por conta do próprio material, além de apresentar uma fragilidade maior do que os tipos de braquetes de porcelana e metal.

4- Safira

O braquete de safira é quase transparente, sendo esteticamente melhor. Recebe o nome de safira pois a cerâmica utilizada na sua composição passa por um processo de fundição que o deixa com a estrutura de uma safira natural. Sua maior desvantagem é o preço, que costuma ser bem mais caro do que nos tipos de braquetes citados anteriormente. Entretanto, são mais resistentes em relação à quebra e manchas e possuem um atrito bem baixo, por ter uma superfície bem lisa.

Qual a função do braquete no tratamento?

Basicamente, o braquete serve para conectar o fio ao elemento dentário, visando realizar uma movimentação da arcada, até conquistar um alinhamento perfeito dos dentes. São indicados nos casos em que os dentes precisam ser reposicionados com grande precisão.

Cuidado com os braquetes

No blog da Sorria bem, você encontra dicas de como cuidar do aparelho dentário e a explicação de como funciona a manutenção do aparelho ortodôntico. Para ficar por dentro de essas e outras dicas sobre saúde bucal, não deixe de acompanhar nossas postagens. Além disso, se você quiser deixar o seu sorriso ainda mais bonito, entre em contato conosco e conheça tudo que nossa clínica de ortodontia pode te oferecer. Aguardamos por você.

Links úteis:
dentista aparelho
dentista em duque de caxias
dentista em madureira
ortodontia rj