Presente nas mesas de café da manhã, nas reuniões de trabalho ou acompanhando um bolo durante a tarde, o café é uma das bebidas mais consumidas do mundo. Segundo a Associação Brasileiro da Industria de Café, as taxas anuais estimadas do crescimento do consumo interno são de 3,3% para café em pó, 4,3% torrado e 9% para cafés em cápsulas. Além disso, é um importante aliado na hora de enfrentar um longo dia de trabalho. No entanto, ele pode ser um grande vilão quando o assunto é escurecimento dental.
Assim como o café, bebidas como chá, vinho e refrescos coloridos artificialmente também têm natureza cromogênica, da mesma forma que alimentos como beterraba, amora e cereja, e também são prejudiciais para a aparência do sorriso, se consumidos em abundância.
No entanto, antes de pensar em excluir de vez esses alimentos do cardápio, confira essas dicas e saiba como continuar o consumo sem prejudicar o esmalte dos dentes.
Escove os dentes após o consumo
A principal dica para diminuir os danos causados pela ingestão do café, é escovar os dentes após o consumo da bebida. Dessa forma, o corante é removido rapidamente da superfície dentária, dificultando o amarelamento devido ao contato direto com a substância.
Bochecho com água
Se a escovação não por possível por algum motivo, uma outra saída é fazer bochecho com água. Essa medida também ajuda a evitar a permanência do corante ou da acidez na boca, além de devolver a saliva perdida. Sem produção de saliva suficiente para enxaguar a boca de forma natural, a coloração do café produz desagradáveis manchas marrons e amarelas no sorriso.
Consuma alimentos detergentes
Frutas como maçã e pera limpam superficialmente os dentes durante a mastigação, fazendo com que o corante seja removido, além de ajudarem a prevenir problemas bucais, como gengivite, mau hálito e cáries.