Veja como cuidar do aparelho ortodôntico transparente

Veja como cuidar do aparelho ortodôntico transparente

O aparelho ortodôntico transparente deixa o sorriso mais natural, sem o aspecto metálico. Mas tudo tem um preço: o tratamento ortodôntico feito com ele necessita de cuidados extras, para manter todas as peças clarinhas e sem manchas.

1º ALGUNS TIPOS MANCHAM MAIS DO QUE OUTROS

Antes de qualquer coisa é preciso saber que o material utilizado no aparelho influencia muito no amarelamento das peças. Alguns aparelhos são confeccionados em materiais plásticos, enquanto outros em porcelanas poli cristalizadas ou mono cristalizadas, conhecido como aparelho de safira.

Os aparelhos feitos em plástico tendem a amarelar mais facilmente, com o passar dos meses. Já os de porcelana são mais estáveis e tendem a manter a transparência durante o tratamento.

2º O QUE FAZER PARA O APARELHO NÃO AMARELAR?

Mesmo sendo trocados mensalmente, os elásticos utilizados para segurar o fio ortodôntico ao braquete podem amarelar antes da visita ao dentista. Desta forma, deve-se ter um cuidado maior com a alimentação. Os alimentos com muitos corantes como vinho, café, curry, açaí e cervejas são os o que mais favorecem o manchamento das borrachinhas do aparelho.

Outro vilão que pode acelerar o escurecimento das borrachinhas é o cigarro. Dependendo da frequência e tipo de uso, o amarelamento pode acontecer de forma muito mais rápida.

3º UMA BOA HIGIENE BUCAL TAMBÉM PODE AJUDAR

Para manter o sorriso sempre transparente, é necessário realizar sempre uma boa higienização dos dentes. Deve-se utilizar uma escova macia, creme e fio dental, sempre após a alimentação. Além disto, deve-se manter a rotina de limpeza com o dentista a cada 6 meses. Como se tratam de elásticos, ainda não existe uma rotina 100% eficiente para que o amarelamento das borrachinhas não ocorram. Mas, mantendo a escovação em dia, pode-se conseguir que a aparência de limpeza seja mantida por mais tempo.

Agende já sua avaliação conosco e cuide bem do seu sorriso!