Palito de dente: conheça os prejuízos que ele pode causar

dentes-e-palito-de-dentes-femininos_144962-4146

Ao contrário do que muitos pensam, o palito de dente não substitui o fio dental, e usá-lo com frequência pode ser fonte de malefícios à saúde bucal, além de não garantir uma limpeza eficaz dos dentes.

O palito de dente é um item que se encontra à disposição nas mesas de quase todos os restaurantes, mas seu uso pode trazer sérios danos aos dentes e à gengiva. A limpeza bucal deve ser feita sempre de forma leve e suave, e o material rígido do qual o palito é feito pode originar diversas lesões, como machucados e retrações na gengiva e nos dentes e avarias nas restaurações.

A seguir, relacionamos três motivos para que as pessoas não usem mais o palito de dente.

Promove o aparecimento de cáries

Como o palito não consegue alcançar as áreas necessárias e realizar uma limpeza profunda, acaba estimulando o surgimento de bactérias que causam a cárie, proporcionando uma saúde bucal frágil.

Retração da gengiva

A gengiva é a área mais prejudicada pelo artefato. Se o uso constante do palito for feito de modo intenso, brusco, acaba por causar retração e inflamação da região.

Substituir o palito pelo fio dental é a melhor forma de diminuir os riscos de novas infecções. Tudo que não traz benefícios para a saúde deve ser trocado por práticas mais saudáveis. E para deixar a saúde bucal em dia, você pode seguir alguns passos:

1. Use o fio dental diariamente para uma limpeza eficaz.

2. Escove os dentes depois de todas as refeições.

3. Finalize com enxaguante bucal.

Agora que já tiramos algumas dúvidas sobre os malefícios para a saúde do sorriso causados pelo uso do palito, é superimportante ficar atento aos maus hábitos e reeducar-se para manter a saúde dos dentes e da gengiva, sempre lembrando que a visita semestral ao seu dentista é a ordem do dia!

Conheça a clínica odontológica Sorria Bem!

Siga a gente nas redes sociais

Você também vai gostar

Categories

Faça aqui o seu

pré-agendamento